Livro que conta histórias de famílias homoafetivas é lançado em Petrolina


A partir de depoimentos de vinte mulheres que constituíram famílias com pessoas do mesmo sexo, a jornalista Lícia Loltran redigiu o livro ‘famílias homoafetivas: a insistência em ser feliz’. A obra literária que foi vencedora do 'Prêmio Autêntica de Livro-Reportagem', será lançada no dia 20 de maio, às 20h, em um hotel de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A entrada gratuita.
O livro tem 14 capítulos e 13 deles são dedicados à história de famílias homoafetivas, formadas por mulheres. De acordo com a autora, a obra foi produzida comoTrabalho de Conclusão do curso de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e com o sucesso, ela resolveu inscrevê-lo em um concurso de uma editora para tentar a publicação. “Quando fui decidir o tema do TCC eu estava assistindo um programa na televisão e que falava sobre o tema. Assim, eu fiquei me perguntando porque existiam tantas famílias homofoativas e ninguém havia contado a história delas. Escolhi o assunto e passei a procurar as famílias em comunidades das redes sociais”, explica.
Para a redação do trabalho, Lícia Loltran visitou as cidades de Petrolina, Salgueiro, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. “Eu achei que precisaria de um panorâma geral para entender as relações homoafetivas. As famílias são famílias em qualquer parte do Brasil, mas entendi que dependendo do nível social financeiro existe maior abertura para tratar o assunto. Eu fiz pessoalmente as entrevistas e o processo de produção do livro durou cerca de 13 meses. Logo depois que eu apresentei, o livro-reportagem foi premiado e publicado”, argumenta.
A obra literária ficou pronta neste mês de maio e vai ser vendida a partir do dia 20 com o lançamento. Aos que já tiveram acesso a obra, Lícia disse que a recepção tem sido muito boa. “ Existem depoimentos de famílias de mulheres com filhos, filhos de adoção, de outros casamento, e varias realidade diferentes. Além disso conto a história dessas mulheres desde a infância até o momento da entrevista e como foi construida a família perante o cartório, a escola, a disputa de guarda dos filhos. A recepção está muito boa e quem leu gostou muito, porque é um tema em alta e bastante abrangente”, ressalta.
Lícia Loutran tem 23 anos e é graduada em Jornalismo em Multimeios pela Uneb. Atualmente é graduanda em direito na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). E este é seu primeiro livro publicado. O livro estará disponível para compra também após o lançamento através do site da editora e custará R$39,90.
Serviço:
Data: 20/05
Horário: 20h
Local: Quality Hotel/ Petrolina
Informações daJuliane Peixinho /G1 Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários