Audiência pública debate contratação de profissionais de saúde para o HU

Audiência pública discute contratação de profissionais de saúde para HU (Foto: Luana Benardes / TV Grande Rio)


Uma audiência pública foi realizada nesta segunda-feira (29) para tentar uma acordo sobre a contratação de profissionais de saúde para o Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros (HU), localizado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Na ocasião foram discutidas as dificuldades estruturais da unidade hospitalar, que atende a 53 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia, Piauí e Ceará.
Estiveram presentes representantes do HU, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública da União e do estado, do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Além das secretarias municipais de saúde de Petrolina e de Juazeiro-BA.
A solicitação partiu da justiça, depois que o MPF ajuizou uma ação civil pública contra a Ebserh, que administra o Hospital Universitário. A audiência pública foi presidida pelo juiz federal, Arthur Napoleão Teixeira Filho. “Essa audiência é realizada por uma ação composta pelo Ministério Público para que a Ebserh e a Univasf contratem médicos para o Hospital Universitário. Essa ação tem por objeto o direito a saúde. Nós procuramos convidar vários órgãos que tem participação no sistema de saúde e ouvir todos para ter maiores subsídios para ação judicial e que um acordo possa ser firmado entre o Ministério Público, Univasf e a Ebserh. E essa audiência dará subsídios para eu decidir caso em uma eventualidade não haja um acordo”, explica.
O assunto debatido foi a contratação dos aprovados no último concurso, ao todo foram 67 vagas, sendo convocados apenas 23 desses profissionais, tornando difícil manter o volume de atendimento. “O HU recebe desde um pequeno corte a uma queda de uma criança até traumas graves. Nós vivemos uma situação hoje que a nossa escala foi reduzida por causa do dimensionamento que foi feito desde que o Ebserh assumiu, mas os clínicos acabaram o contato e a gente acaba dobrando a nossa escala. A gente consegue atender a população de uma forma mais adequada, porque estamos fazendo isso. O profissional médico eles tem que trabalhar dobrado no HU. A gente precisa de mais gente para poder dar um atendimento um pouco melhor”, relata a médica cirurgiã, Sandra Peres.
Na audiência pública não teve acordo entre o MPF e a Ebserh. Segundo a procuradora da República, Ticiane Nogueira, a decisão ficará a cargo do juiz federal, Artur Napoleão. “O resultado da audiência pública acho que foi bom, porque nós trouxemos alguns profissionais que puderam tratar com conhecimento bem aprofundado das demandas de saúde, e, sobretudo, do Hospital Universitário. E foram informações bastante válidas, esclarecedoras da situação da saúde . Agora estamos aguardando a decisão do juiz da causa e esperamos que haja uma solução plausível e boa para a comunidade local”.
A Ebserh informou durante a audiência que existe a previsão de no mês de setembro convocar mais 33 profissionais de saúde para o HU. informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários