Caop Infância e Juventude realiza em Petrolina Encontro Criando Espaços na Rede de Atenção: um Caps para crianças e adolescentes.


No próximo dia 14 de setembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza o 5º Encontro Criando Espaços na rede de Atenção: um Caps para crianças e adolescentes. O evento, organizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (Caop Infância e Juventude), acontecerá no Sest-Senat de Petrolina, localizado na Rua Zito de Souza Leão, nº10, km 02. Na ocasião, serão contemplados os municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Lagoa Grande.

O objetivo do encontro é permitir a troca de informações quanto às ações existentes de prevenção do consumo de drogas e atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes nos municípios participantes.
De acordo com o coordenador do Caop Infância e Juventude, promotor de Justiça Luiz Guilherme Lapenda, o encontro também pretende auxiliar os membros do MPPE no enfrentamento à utilização de substâncias psicoativas por menores de 18 anos, através da articulação para a promoção de ações que visem a prevenção do uso, a restrição da venda de tais produtos e a garantia do serviço de atendimento aos usuários e dependentes.

O encontro ainda busca contribuir para a adequação da Rede de Atenção em Saúde Mental local aos princípios e normas voltados para crianças e adolescentes, além de cooperar para a articulação dos envolvidos no evento e para o controle social da implementação das políticas públicas em saúde mental.
O público previsto para o encontro é de 100 participantes, sendo composto por promotores de Justiça, conselheiros tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente, além do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Lazer dos municípios envolvidos.

Dentre as atividades que compõem a programação do evento, será realizada uma oficina de mapeamento da Rede Municipal de Atenção Psicossocial, exposição de relatórios pelas equipes de cada comarca e a apresentação de casos práticos, como a experiência de Arcoverde e Ibimirim quanto à implementação da rede.


Postar um comentário

0 Comentários