Campanha de prevenção à DST será realizada no Carnaval de Petrolina, PE

Preservativos e gel serão distribuídos durante
Carnaval da capital de MS (Foto: Eder Andrade/ Assessoria de PMCG)


Será realizada durante o carnaval de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nos dias 25, 26, 27 e 28 deste mês, uma campanha de conscientização e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Durante os quatro dias da festa, uma equipe de 28 funcionários distribuirá cerca de 50 mil preservativos aos foliões. Simultaneamente, serão realizados os serviços de profilaxia pós-exposição sexual e testes rápido de HIV (Aids), Sífilis e Hepatite A e B.
Segundo o coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA (antigo Centro de Orientação e Apoio Sorológico – COAS), Anderson Andrade, o diferencial da campanha deste ano é o foco não só na prevenção, mas também no tratamento da DST, como no caso da Profilaxia pós-exposição sexual (PEP), que consiste no tratamento de pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas com um parceiro contaminado pela Aids.
“As outras campanhas sempre focavam o preservativo. Dessa vez, a gente está reforçando a campanha sobre a PEP. Se for acaso e alguém venha a ter o sexo sem camisinha, a gente atenderá os foliões que queiram tomar essa medicação, em até 72 horas após a exposição sexual”, disse Anderson.
O acesso à medicação, durante os dias de carnaval, pode ser feito no Hospital Dom Malan e no Hospital de Traumas, em Petrolina. E no CTA, a partir da quarta-feira de cinzas à tarde.
O coordenador alerta também para a importância de realizar o teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites A e B. “A pessoa pode fazer antes e depois do carnaval, no Hospital Dom Malan, em áreas básicas de saúde e no CTA. É necessário apresentar documento com foto”, ressalta,
O CTA fica localizado na Avenida Joaquim Nabuco, atrás da antiga Secretaria de Saúde. O atendimento ao público é feito das 7h às 18h. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários