Começou o curso de qualificação das equipes de manutenção de praças e jardins de Petrolina (PE)



Compreender a importância da natureza e como a vegetação pode interagir com o meio urbano. Este foi o tema central que serviu como ponto de partida do Curso Prático de Podadores de Árvores e Arbustos de Áreas Urbanas, ministrado por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), resultado da parceria entre a instituição e a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

Entre os objetivos da ação também está orientar os trabalhadores para os cuidados fitossanitários após a poda além de oferecer noções de segurança no trabalho para podadores. Tudo isso dentro de uma proposta didática ampla e dinâmica, como explica a assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE e professora do curso, Ana Rita Leandro. “A gente vai integrar teoria e prática ao cotidiano dos alunos, tentando melhorar aquilo que eles já fazem todos os dias. Podadores que são, com a capacitação eles vão poder olhar para as plantas de uma forma diferente e até multiplicar esse conteúdo para quem não teve a oportunidade de estar aqui”, projeta Leandro.

O CURSO

A capacitação, que começou neste sábado (25), segue até 31 de março e terá carga horária de 20h distribuídas em teoria e prática. As atividades vão ser realizadas na Escola Municipal João Barracão, cedida gentilmente pela gestora Maria Cristina Diniz Simões de Medeiros, e nas praças da Sementeira, Dom Malan e 21 de setembro. Para o secretário executivo de Serviços Públicos de Petrolina, Fred Machado, além de qualificar as equipes, a ideia da capacitação também é oferecer um serviço melhor em relação aos cuidados que as praças e jardins do município precisam receber todos os dias. “Todos sabem da importância que as praças e jardins têm nas grandes cidades, por isso, aqui em Petrolina, nós buscamos essa parceria com o IF Sertão-PE para que possamos cuidar da melhor forma possível desses equipamentos fundamentais para o bem estar e a qualidade de vida da população”, destaca Machado. (Fotos: Felipe Pereira - AsCom Prefeitura de Petrolina)

Postar um comentário

0 Comentários