Prefeitura de Petrolina firma parceria com instituto para melhoria na gestão pública



O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, recebeu, nesta segunda-feira (20), a representante da Comunitas, Clarissa Malinverni, para uma apresentação do instituto e dos cases de sucesso já aplicados em vários municípios brasileiros. A Comunitas é uma organização da sociedade civil que reúne empresas dispostas a atuarem em parceria com gestores municipais para o fortalecimento da gestão pública no Brasil.

O instituto está em mais de 15 municípios brasileiros, como Teresina, Curitiba, Campinas, Santos, Juiz de Fora e Paraty. Segundo Clarissa, nenhuma cidade seria contemplada este ano, mas a persistência e o perfil do prefeito, além dos desafios que Petrolina apresenta, foram fundamentais para a inserção do município sertanejo.

“A escolha de Petrolina levou em consideração o planejamento, a postura ética da gestão e o caráter inovador do prefeito Miguel Coelho. Selecionamos municípios que possuem gestores sérios, que desenvolvem ideias inovadoras em uma gestão que possa ser exemplo para outras cidades”, explicou Clarissa.

Os secretários municipais também participaram do encontro, expondo ideias e projetos em suas respectivas áreas. A proposta é desenvolver uma governança compartilhada, obtendo resultados positivos para a cidade, para a população e para a gestão pública. “A Comunitas poderá trazer para Petrolina uma série de ações, plataformas e ferramentas integradas. Essa consultoria, que é gratuita, irá nos ajudar na implantação de vários projetos envolvendo temas como licenciamento urbano, engajamento do cidadão, humanização dos serviços e controle social dos gastos públicos”, destacou Miguel.

Frentes de ação

A Comunitas conta com o apoio de líderes de grandes empresas, engajados nas várias frentes de atuação do instituto, como o BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), o Encontro de Líderes e o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão pública municipal. Na última semana, aconteceu o lançamento da plataforma digital Rede Juntos, que contou com a participação do prefeito Miguel Coelho.

A ferramenta leva as experiências do programa ‘Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável’ para escala nacional, disseminando as boas práticas entre os municípios. Com versões para web e mobile, a expectativa é revolucionar a forma de interação entre gestores e ampliar o compartilhamento de experiências e cases em tempo real. (Ascom PMP)

Postar um comentário

0 Comentários