Slider[Style1]

Style10

impostometro de Petrolina

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Publicidade

Style4

Style2

Style6

Style5[ImagesOnly]




Localizada no sertão pernambucano, Petrolina é famosa pelas altas temperaturas registradas ao longo do ano. Mesmo acostumado com o sol forte, os sertanejos normalmente reclamam da falta de arborização adequada na cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), firmou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A ideia é qualificar as equipes de manutenção de praças e jardins a fim de que a vegetação desses espaços públicos possam receber a devida atenção para que se desenvolvam de forma adequada.

Dentro dessa proposta, um curso teórico/prático será ministrado pelo corpo docente do IF Sertão-PE. As aulas começam no dia 25 deste mês, com duas abordagens diferentes: jardinagem e poda. A primeira, com ênfase na importância das plantas para a paisagem urbana, manejo de solo e água, além da produção de defensivos agrícolas atóxicos para o meio ambiente. Enquanto que a segunda possui foco nos cuidados com o manuseio das ferramentas, tipos de plantas e suas estruturas. De acordo com a assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE e professora do curso, Ana Rita Leandro, o trabalho será realizado em parceria com estudantes da instituição.

“Vamos integrar os estudantes da disciplina de Floricultura e Paisagismo - Parques e Jardins, ministrada no curso de Agronomia, além de professores da área da segurança do trabalho e desenho técnico para ajudar na elaboração de projetos, como os de recomposição da praça que vão servir como parte do processo de avaliação deles e que vão ser apresentados à Prefeitura”, explica.

VIVEIRO DE MUDAS

Dentro da proposta da parceria, também está incluído o resgate do Viveiro de Mudas do IF Sertão-PE. A ideia é que o espaço possa servir como fonte de plantas ornamentais, árvores e arbustos que vão ser inseridos nas praças e jardins da cidade. Dessa forma, a revitalização dos locais, como o Parque Municipal Josepha Coelho, vai poder ocorrer de forma mais ágil e eficaz, como explica o secretário executivo de Serviços Públicos, Fred Machado. “Não é difícil ver que algumas praças possuem vegetação inadequada e estruturas que em vez de otimizar, dificultam o processo de cuidado das plantas. Graças a essa parceria que firmamos, vamos qualificar nossos colaboradores a fim de que um trabalho melhor seja oferecido para a população”, destaca Machado.


(Felipe Pereira / Ascom PMP / Foto: SEDURBS / Divulgação)

Sobre montieur monteiro

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Poste um Comentário

Recomendados Para Você