UPAE Petrolina informa perfil de serviços e fluxo de atendimentos

(Reprodução)


Com o objetivo de esclarecer à população sobre o perfil dos seus serviços e fluxos de atendimentos, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina(PE) (UPAE/IMIP) divulgará uma série de matérias informativas e de utilidade pública, a partir desta semana para o seu público interno e externo.

A coordenadora geral da Unidade explica que “a iniciativa surgiu da necessidade de levar ao público algumas informações importantes sobre o funcionamento da UPAE, pois muitos não sabem como ter acesso às consultas e cirurgias, por exemplo. Então, foi montado um projeto, que leva, através da mídia e das redes sociais, a informação que os usuários do SUS precisam”.

Para começar, a direção informa que a Unidade dispõe dos serviços de ambulatório, que conta com 16 especialidades médicas; laboratório de imagem e diagnóstico (Bioimagem); clínica e bloco cirúrgico (para realização de cirurgias de pequeno e médio porte); e Pronto Atendimento (urgência e emergência clínica/odontológica). Na matéria de hoje a UPAE apresenta este último segmento.

Urgência e emergência clínica/odontológica


A UPA 24h é um serviço de urgência e emergência médica e odontológica, de complexidade intermediária entre o posto de saúde e a rede hospitalar, capaz de prestar acolhimento aos pacientes que precisam de atendimento imediato, ou seja, que apresentam algum problema de saúde que esteja atrapalhando gravemente a sua vida cotidiana. Neste serviço, o usuário encontra consultas médicas, remédios, alguns tipos de exames, procedimentos de enfermagem e salas de observação dia (de até 24h). Vale ressaltar que a Unidade não atende trauma, vítimas de queimadura ou acidentes, e nem doenças crônicas que estejam estabilizadas.

Ao chegar à UPA, o paciente recebe uma senha, passa pela classificação de risco com os enfermeiros e então recebe uma pulseira, que pode ser verde (pouco urgente), amarela (urgente), vermelha (emergência) ou azul (não urgente). Vale ressaltar que a ordem de atendimento neste serviço não é por horário de chegada, mas por complexidade do caso. Ou seja, vermelho é a prioridade máxima, seguido do amarelo e do verde. Os casos azuis são direcionados ao serviço social para encaminhamento ao posto de saúde.

Após passar pela classificação e fazer a ficha na recepção, o paciente é avaliado pelo médico e encaminhado à ala verde (medicação), amarela ou vermelha (observação). Os pacientes da verde são medicados, realizam exames (quando necessário), são reavaliados e liberados. Nas salas amarela e vermelha eles recebem o primeiro atendimento, são estabilizados e, posteriormente, cadastrados na Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL) – órgão do governo do estado que tem como papel conseguir a transferência do usuário para um hospital ou serviço de saúde de referência especializada que o usuário precise. É importante frisar que esta regulação é feita exclusivamente pela CRIL.

A UPA de Petrolina é uma unidade de Pronto Atendimento de porte I e atende, em média, 300 pacientes por dia. Possui 4 leitos para emergência; 14 leitos para urgência; 1 leito de curta permanência; recepção; salas de espera; 2 salas de classificação de risco; sala para pequenos procedimentos, medicação e nebulização; 3 consultórios de clínica médica; 1 consultório de urgências odontológicas; sala de raio x; posto de coleta do laboratório; farmácia e posto de enfermagem.

A unidade também disponibiliza o setor de serviço social aos usuários para dúvidas e orientações às famílias, que desejam saber sobre o direito ao acompanhante, evolução do paciente e encaminhamentos sociais.

Diferente da urgência/emergência médica que atende 24h, a urgência/emergência odontológica funciona 12h (das 7 às 19h), todos os dias da semana. No serviço, são atendidos pacientes odontológicos que chegam com queixa de dor de dente latente, sangramento, hemorragia, perda de dente por trauma, abcesso, deslocamento de mandíbula, pacientes com luxação dentária, gengivite e quebra de dente com aresta cortante, entre outros casos.

Mais informações pelo telefone 3866-9600.

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