Centro pioneiro garantirá mais saúde e dignidade para idosos de Petrolina (PE)

(Foto: Ivaldo Reges​)


Um espaço destinado ao público da terceira idade para tratamento humanizado e acesso a diversos serviços de saúde, lazer, cultura e esportes. Estes são alguns dos principais benefícios proporcionados pelo Centro Municipal de Atenção ao Idoso de Petrolina. A estrutura foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (10) pelo prefeito Miguel Coelho com presença também da vice-prefeita Luska Portela, secretários municipais e dezenas de usuários da boa idade que começarão a frequentar a unidade já nesta semana. 

O Centro é o primeiro a funcionar com este formato em Pernambuco e disponibilizará uma equipe formada por assistente social; psicólogo; nutricionista; advogado; educador físico; educador social e fisioterapeutaAlém de fazer o encaminhamento com prioridade para tratamentos médicos na rede municipal de saúde, a unidade conta com vários ambientes para descanso, lazer, esportes, cultura e aprendizado. O Centro ainda está situado em anexo a outras estruturas destinadas aos cuidados de idosos, garantindo mais comodidade e segurança. 

No ato de inauguração, o prefeito Miguel Coelho destacou a necessidade de garantir mais investimentos para segmentos sociais em condição de maior vulnerabilidade. "O poder público tem a obrigação de garantir assistência àqueles que mais precisam e parte da população idosa ainda sofre com o descaso e a falta de atenção. Este Centro, portanto, vai se dedicar a dar um pouco mais dignidade para tantas pessoas que cuidaram da gente, e o idoso sempre será prioridade de nosso governo." 

(Foto: Ivaldo Reges​)


Com mais de 30 anos de dedicação à defesa dos direitos dos idosos, a vice-prefeita Luska Portela foi uma das principais idealizadoras do Centro. Para ela, a criação de um equipamento pioneiro destinado a idosos reforça o compromisso da Prefeitura em assegurar a cidadania ao segmento da terceira idade. "Este projeto vem somar com os demais setores da Prefeitura no cuidado aos idosos. Com o Centro, será permitido reforçar as responsabilidades jurídicas do respeitar, promover e realizar os direitos humanos da pessoa idosa, garantindo um tratamento mais humano, com dignidade e respeito"  

O equipamento também atuará na proteção dos idosos, acompanhando denúncias e assegurando tratamento psicológico às pessoas  que sofreram maus tratos. O equipamento também garantirá capacitações, auxílio na confecção de carteiras para transporte coletivo e contará com uma equipe volante para visitas em comunidades e associações para expandir o alcance do atendimento ao público.  

O Centro de Atenção à Pessoa Idosa é um equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O serviço funcionará das 7h às 17h. 

Postar um comentário

0 Comentários