Ipem inicia fiscalização antes da Páscoa em balanças de Petrolina (PE)

Fiscalização das balanças feitas pelo Ipem (Foto: Isa Mendes/TV Grande Rio)


O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) começou nesta segunda-feira (10) a fiscalização pré-Páscoa em Petrolina, no Sertão pernambucano. O objetivo da fiscalização é certificar as balanças utilizadas no comércio da cidade.

O primeiro local visitado pelos fiscais do Ipem foi a Praça do Peixe, local muito frequentado por pessoas para a compra de pescado durante a Semana Santa. “Esta fiscalização é feita anualmente. Mesmo a gente tendo vindo este ano a gente faz a fiscalização por conta desta data. Isso garante ao consumidor uma segurança de que o que ele está comprando está adequado às normas, às portarias do Inmetro. Se tiver alguma irregularidade, vamos ter algum procedimento. Caso não, o consumidor está tudo ok para comprar. O consumidor deve olhar a etiqueta na balança e com isso ele sabe se a balança está própria para o comércio”, disse o fiscal do Ipem, João Cícero Macário de Moura.

Uma das três balanças que ficam na Praça do Peixe apresentou irregularidade: estava pesando menos, lesando assim o comerciante. A balança recebeu a etiqueta vermelha e o equipamento vai para oficina autorizada pelo Ipem. Ela só poderá voltar a funcionar após ser submetida a uma nova inspeção. “Ela tem o prazo de 10 dias, legalmente, para regularizar”, disse João Cícero Macário.

A fiscalização continua até a próxima quarta-feira (12). Além da Praça do Peixe, os fiscais também irão circular por feiras e supermercados. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários