Pacientes optam por tratamento de varizes sem corte ou anestesia em Petrolina

Escleroterapia de varizes com espuma guiada por ultrassom (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)


Uma doença que é tantas vezes negligenciada, as varizes são a causa de muito sofrimento para quem as esconde. Mas um tratamento ofertado recentemente na região do Vale do São Francisco está ajudando nos cuidados de quem sofre com elas: é a escleroterapia de varizes com espuma guiada por ultrassom, que é uma das promessas para combater o problema. A técnica é disponibilizada nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE)/imip.

Há muito tempo, a agricultora Maria Ana Barbosa, 62 anos, sofre com as varizes. As veias dilatadas provocavam muitas dores na agricultora. “Eu sentia muita dor e desconforto, cansaço e perna cansada. Sentia muita câimbra quando ia dormir”, declarou a agricultora.

Maria Ana chegou a fazer cirurgia na perna esquerda. Mas com a outra perna optou pelo novo este tratamento. “Eu estou achando que vai dar tudo certo se Deus quiser”, disse.

De acordo com o cirurgião vascular, Severino Junior, o tratamento é mais simples e é feito no próprio no consultório. Ele não tem corte, nem anestesia. Neste procedimento o paciente não precisa ficar de repouso, como em uma cirurgia convencional. “A gente injeta, pulsiona nas varizes, uma substância esclerosante, que vai promover a fibrose dessa veia e o paciente se vê livre dessas dores, do cansaço e do peso que as varizes causam”, explicou o médico.

A aposentada Maria de Lourdes Belchior também aderiu à escleroterapia para o tratamento das varizes. A aposentada tinha indicação cirúrgica para ficar livre das varizes, mas, por medo, decidiu não fazer. Hoje em dia ela comemora a alternativa no tratamento. “Quando o médico sugeriu o novo procedimento eu disse: 'vamos'. Comecei a primeira e a segunda seção e acredito que vai ser um sucesso”, afirmou. Informações da Amanda Franco / G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários