Senar/PE forma turma de Jovens Aprendizes na Zona da Mata



“O que aprendemos aqui, vamos executar lá fora da melhor maneira possível, para que em um breve futuro as empresas precisem do nosso serviço e não o contrário”. Foi com tamanha confiança que Weverton Alex 20 anos, projetou a sua carreira e de mais 29 colegas capacitados no curso “Mecânico de Manutenção de Tratores”, do Programa Jovem Aprendiz, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE).

Após doze meses de treinamento nas instalações da Companhia Alcoolquímica Nacional, eles receberam oscertificados de qualificação, na sexta-feira (31). Durante o período de aprendizado, cumprido em 960 horas, os jovens dos municípios de Escada e Vitória de Santão, na Zona da Mata de Pernambuco, foram funcionários temporários da empresa, contando com uma remuneração de meio salário mínimo e registro na Carteira Profissional.

A supervisora de Treinamento do Senar Pernambuco, Vânia Bacelar destaca que a iniciativa impulsiona o intelecto dos alunos para as habilidades técnicas de várias áreas que compreendem o meio rural, tornando-os aptos ao desempenho de um novo ofício.

“O programa contribui significativamente para o desenvolvimento profissional de um público carente de oportunidades, como são os jovens do campo. Além de garantir o direito a profissionalização, prevista na Constituição Federal de 1988, regulamentada pela Lei de Aprendizagem 10. 097/2000 e o decreto 5598/2005”, enfatiza a supervisora.

Quanto às projeções do mercado de trabalho, Vânia é otimista.  “Na contramão da crise, nos deparamos com a expansão do setor agrícola no Brasil, que incrementa a economia e requer mão-de-obra qualificada na mesma proporção”, lembra.

Jovem Aprendiz - O programa contempla empresas agropecuárias em todo o Estado. As empresas empregadoras que desejam incluir aprendizes no curso de aprendizagem devem entrar em contato com o Senar/PE, através do telefone (81) 3312.8980, ou com o Sindicato Rural.

Postar um comentário

0 Comentários