CDL Petrolina, Prefeitura e Univasf realizarão pesquisa de impacto econômico no comércio




Os festejos de São João de Petrolina pretendem movimentar os principais setores da economia do município. Está é a aposta da Prefeitura, que montou uma grande programação para atrair milhares de visitantes durante 17 dias de muita festa e forró em Petrolina em 2017. O resultado deve impactar economicamente diversos setores como comércio, turismo, hotéis, bares, restaurantes, empresas de transportes e serviços informais.

Uma força-tarefa está sendo montada para levantamento dos dados, a partir da realização de uma pesquisa sobre a Demanda Turística e Impacto Econômico dos Empreendimentos Turísticos, Comerciais e Serviços Informais no Município de Petrolina, envolvendo as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SECULTE) e de Desenvolvimento e Agrário, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), Agência do Empreendedor de Petrolina (AGE), e com auxílio dos professores do Projeto de Extensão da UNIVASF e da FACAPE, que estão realizando o estudo que visa medir o Índice de Confiança do Empresário e o Índice de Expectativa do Consumidor, na região de Petrolina.

Durante reunião, na manhã desta terça-feira (16), na CDL Petrolina, os secretários municipais Maria Elena de Alencar (SECULTE) e José Batista da Gama (Desenvolvimento Econômico e Agrário), juntamente com Sebastião Amorim(diretor-presidente da AGE), Marcus Pomponet (diretor de Turismo), Manoel Vilmar (presidente da CDL Petrolina), Valdivo Carvalho (diretor executivo da CDL Petrolina), os professores Waldner Ramos (Univasf) e Arthur Cisneiro (FACAPE), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da AGE e da SECULTE definiram detalhes sobre a parceria e o desenvolvimento da pesquisa.

“Com a chegada do São João, a Prefeitura pretende avaliar o evento, e iremos realizar essa pesquisa, que ouvirá turistas e empresários para uma análise da festa e seu impacto econômico no comércio e nos serviços da cidade. Daí teremos um banco de dados com informações sobre diversos segmentos envolvidos no evento, como hotéis, bares, restaurantes, comércio e transporte. E para essa pesquisa acontecer, chamamos os parceiros Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, através do Secretário Zé Batista e a CDL para juntos realizarmos a coleta de dados, que irá compor um relatório final”, explicou Maria Elena.

Segundo o presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar, durante os dias de festas do São João, o comércio de bens e serviços, lojas, bares, hotéis e restaurantes recebem um incremento com a vinda dos turistas, e a coleta dessas informações são importantes para o banco de dados. “A CDL Petrolina vai contribuir de forma a compor o banco de dados, realizando o levantamento das informações acerca do comércio varejista da cidade. Vamos unir esforços com as Secretarias para dar credibilidade e desenvolver um trabalho maior para município”, disse Vilmar.

Para o secretário Ze Batista da Gama, o objetivo deste estudo é levantar as informações que possibilitem compreender melhor a dinâmica do setor e traçar ações e políticas públicas voltadas ao crescimento econômico de Petrolina. “Precisamos ter esses dados para conhecer melhor os setores, e isso só será possível com a realização de uma pesquisa, que terá dados reais”, ressaltou o secretário.

Sobre a pesquisa

A coleta de dados será realizada no período do festejo junino, de 16 a 24 de junho, com o com objetivo de mapear o perfil do turista, o impacto econômico do São João de Petrolina para os empresários,Empreendimentos Turísticos e Serviços Informais.

Os pesquisadores aplicarão questionários em locais de grande fluxo de pessoas, no centro comercial e no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, e em segmento de hospedagem (hotéis, pousadas) e segmentos de transportes (Mototaxistas e Taxistas) .

De acordo com o professor de Economia Arthur Cisneiro, as perguntas que serão aplicadas servem para conhecer o perfil do visitante. “Com a amostragem real, envolvendo todos os segmentos, atingiremos o objetivo,que é obter o perfil do turista e o impacto econômico durante o período de São João em Petrolina”.

Para Valdivo Carvalho, a realização dessa pesquisa, será um grande desafio. “A CDL Petrolina é ávida por informações sobre a economia do município. Será mais um trabalho da CDL participar de forma atuante na realização dessa pesquisa e na composição desse banco de dados, para demonstrar o potencial econômico de Petrolina”, pontuou Valdivo.


Comunicação CDL Petrolina / Itamara Costa - Jornalista 

Postar um comentário

0 Comentários