Depressão na infância e adolescência é tema de palestra em escola de Petrolina (PE)




Muitos estudiosos classificam a depressão como o mal do século. Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% ou 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão.

Preocupados com esses números e o avanço da doença entre crianças e adolescentes, os professores e colaborardes da Escola Municipal Mãe Vitória, localizada no Bairro Henrique Leite, participaram de uma palestra sobre o tema. A médica Maria do Amparo foi a responsável pela formação.

No encontro foram abordados os sintomas, como proceder e ajudar os estudantes. De acordo com Madalena Rodrigues, tutora escola da unidade, o objetivo foi alertar sobre sintomas e causas que identificam a depressão na infância e adolescência. Segundo Madalena, após a capacitação, os profissionais de educação estão mais sensíveis aos sinais e podem colaborar com os alunos que sofrem com a depressão.

A tutora ressaltou que a atenção com o tema é importante, pois o suicídio está entre as principais causas de morte na adolescência. “A preocupação da gestão escolar é muito pertinente, pois, de acordo com o Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, um em cada dez jovens brasileiros de 11 a 17 anos acessa conteúdos na internet que falam sobre formas de se ferir. Já um em cada 20 procura conteúdos sobre suicídio e a proximidade de nossos alunos com as ferramentas tecnológicas sem uma orientação pedagógica ou familiar é grande. Estamos atentos a essa situação e dispostos a ajuda. A iniciativa da escola é bastante louvável e vamos ter, com certeza, em outras unidades”, comentou.


WELINGTON JUNIOR / Ascom PMP

Postar um comentário

0 Comentários