Petrolina sedia encontro sobre Plano de Carreira e Remuneração dos profissionais de educação




Servidores, representantes sindicais e agentes políticos de várias cidades do Sertão e do Araripe pernambucano participaram de uma reunião da Rede de Assistência para a Elaboração e Reelaboração do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) dos profissionais de educação. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, em Petrolina.

O objetivo da Rede, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é realizar processos formativos referentes à legislação, conceito e diagnóstico dos planos de carreira e remuneração dos municípios para elaboração ou adequação. A intenção das formações é o cumprimento da Meta 18 do Plano Nacional de Educação que prevê: "assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de Carreira para os profissionais da educação básica".

Em Pernambuco, a Rede de Assistência é formada em regime de colaboração entre a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), órgãos responsáveis pela adequação do PCR nos municípios.

A secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, que também é membro Undime – PE, participou do encontro e avaliou de forma positiva a formação. “Os profissionais em Educação merecem ser valorizados também em suas remunerações. Esse encontro é importante, pois oferece subsídios para que os agentes administrativos possam elaborar seus planos de forma assertiva que contemple o anseio da categoria. Petrolina tem uma diretriz, mas que será aprimorado”, comenta.

“As formações do PCR têm contribuído muito para as adequações do plano, de acordo com a realidade do município, e ainda orienta como utilizar melhor os recursos da plataforma”, completou Maéve Melo. A professora Célia Regina, designada pelo MEC, conduziu o encontro.

Postar um comentário

0 Comentários