46º edição da ‘Jecana do Capim’ começa nesta sexta (30) e fecha o São João de Petrolina (PE)

 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolina)


Neste final de semana será realizado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a 46ª edição da tradicional Jecana do Capim. A festa, que começa na sexta-feira (30), acontece no Povoado do Capim, Zona Rural da cidade, e é aberto ao público. Até domingo (2), o evento contará com uma programação de shows, corrida de jumentos, burros e o irreverente concurso “Jegue fashion”.

Nesta sexta-feira , a festa tem início às 19h, com uma celebração religiosa e a venda de comidas típicas. No sábado (01), a programação começa às 11h. Haverá shows de Zé Maria Toca Tudo, Pokémon e Chamego Manhoso e Galego do Pajeú e torneio.

Já no domingo (02), o evento se encerra com o desfile de fuscas , o ‘Jegue fashion’, para escolher o animal com os acessórios mais criativos, e a corrida de burros, que dará premiações de R$7 mil e o troféu ‘Cangalha de Ouro’ para o primeiro lugar. A programação tem início às 9h.

Para Maíra Amariz, filha de Carlos Augusto, idealizador da ‘Jecana do Capim’ e falecido em 2015, o evento valoriza um animal símbolo da cultura da região.” No começo , o apelo da Jecana era o da preservação do animal, o jumento, que na época sofria uma matança discriminada. Hoje, o que ficou foi essa parte cultural muito forte”, ressaltou.

A expectativa é de que a festa atraia pessoas de cidades vizinhas e também de outros estados. “A gente recebe pessoas de todos os lugares. Tem animais da Paraíba, Sergipe, Santa Cruz do Capibaribe que vêm competir aqui”, disse Maíra Amariz.


Fonte: G1 Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários