Assinada ordem de serviço para implantação de Centro de Referência em Energia Solar em Petrolina (PE)

Assinada ordem de serviço para implantação do primeiro Centro de Referência em Energia Solar (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)


Uma ordem de serviço para a implantação de um Centro de Referência em Energia Solar foi assinada nesta quarta-feira (21), no auditório do Sest/senat em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O centro deve beneficiar pesquisas científicas e tecnológicas e vai contar com um investimento de mais de R$54 milhões.

O evento contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, do presidente da Chesf, Silvan Gama e de autoridades políticas da região. A planta fotovoltáica é uma usina de energia elétrica produzida a partir da luz solar. O centro de referência em energia solar deve beneficiar as pesquisas científicas e tecnológicas na região.

A primeira etapa deve ser entregue já em março do ano que vem. “Imediatamente começa a construção tanto da usina quanto das instalações. A gente espera que no primeiro semestre de 2018 ter essa usina em operação, como pesquisa, como centro de referência para que as universidades do nordeste possam verificar o desempenho da tecnologia, a ambientação deste novo tipo de energia”,

Mais de 54 milhões de reais está sendo investido na primeira etapa do projeto. “O que a gente está visando aqui não é exclusivamente a geração de energia, a geração de energia vai ser um subproduto que vai atrair a nossa universidade, cientistas, pesquisadores, estudiosos. Nesse tema para que a gente possa consolidar cada vez mais Petrolina como um polo de referência”, relata o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários