EUA usarão Centro de Alcântara para lançar foguetes no Maranhão

EUA usarão a base de Alcântara para lançamento de foguetes e satélites (Foto: Arquivo)


O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta quarta-feira (31) que o governo brasileiro vai permitir o uso do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, pelos países parceiros, Estados Unidos, França, Rússia e Israel, que demonstram interesse na estrutura do local.

Segundo ele, o Ministério das Relações Exteriores firmou acordo com os Estados Unidos, que deve ser o primeiro país a utilizar o centro. A França também enviou, há um mês, uma equipe que conheceu a unidade. Ainda não há prazo, no entanto, para o início das operações.

O CLA está paralisado desde 2001 e o presidente Michel Temer (PMDB) prepara um projeto de lei que autoriza o país a permitir o uso do equipamento a governos estrangeiros, conforme lembrou o ministro durante o Fórum de Investimentos Brasil 2017.

“Está pronta e acabada, é só virar a chave. Com aquela localização [privilegiada], a gente precisa, de fato, gerar recursos”, declarou o ministro.

O ministro citou a dificuldade de expansão da base por causa da questão quilombola. A área de 60 mil hectares foi desapropriada, restando 8 mil hectares para os lançamentos da plataforma. Segundo ele, com a expansão, os recursos passariam de US$ 1,2 bilhão para US$ 1,5 bilhão.

Atualmente a base opera no lançamento de foguetes em menor escala. “Não tem lançamento de satélites, tem de foguetes de pesquisa.” Informações do G1 MA.

Postar um comentário

0 Comentários