Prefeitura de Petrolina garante inclusão com intérprete de libras em eventos oficiais




Novidade na gestão do prefeito Miguel Coelho, a presença de um intérprete de libras nos eventos oficiais tem garantido inclusão nos atos da administração municipal. O intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Germano da Silva, tem acompanhado as cerimônias da prefeitura para garantir que o público surdo possa compreender cada ação.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a presença do intérprete de libras é um ato de respeito à comunidade surda e à necessidade de inclusão. “Nesses tempos em que a tolerância e o respeito ainda precisam ser consolidados promover um ato de inclusão é um orgulho para nós. Precisamos cultivar e disseminar o respeito, e a presença de um intérprete nada mais é que um gesto importante de atenção a essa comunidade”, disse o gestor.

Germano da Silva é intérprete do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Portadores de Necessidades Especiais (NAPPNE) e fica à disposição para os eventos públicos sempre que solicitado.

Comunidade surda - Segundo dados, Petrolina, possui cerca de 3 mil pessoas com surdez ou deficiência auditiva. Para atender este público, o município conta com 12 intérpretes e 15 instrutores de libras que complementam o trabalho desenvolvido por cerca de 70 professores de Atendimento Educacional Especializado.

A diretora do Nappne, Emiliana Freire, lembra ainda que o trabalho do intérprete é fundamental para assegurar a inclusão. “O intérprete ou instrutor de Libras é de suma importância uma vez que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a língua materna para os surdos e o ensino da mesma facilita a comunicação dos surdos com o ouvinte”, disse.

A presença do intérprete obedece ao Estatuto da Pessoa com Deficiência que tem o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência.


Magnólia Costa: Assessora de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários