Pescadores e agricultores reclamam de prejuízos da estiagem em Sobradinho, na Bahia

Lago de Sobradinho pode chegar ao volume morto novamente  (Foto: Reprodução/ TV São Francisco)



Pescadores e agricultores que dependem da água do Rio São Francisco, na região de Sobradinho, norte da Bahia, reclamam dos prejuízos da estiagem prolongada que atinge a região. A Agência Nacional das Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduza a vazão mínima da barragem da região para 550 m³ por segundo.

O rio recuou um quilômetro nos últimos anos. A paisagem da região mudou e uma área que era rio virou pasto onde animais ficam. O pescador João Eudes dos Santos lamenta que não consegue encontrar peixe na região. "Está ruim mesmo de peixe. A gente bota a linha e tira, vem só a linha molhada mesmo", diz.


Na comunidade de Algodão Novo, agricultores que dependem da irrigação para produção de frutas também sofrem os efeitos da seca. O agricultor Antônio Ferreira tem dois hectares de manga e goiaba, onde o sistema de irrigação antes ficava ligado oito horas por dia e, atualmente, fica só a metade do período. "Se o rio baixar para zero, do jeito que dizem que vai, a gente vai ter que abandonar", reclama.

Para amenizar a situação, um canal foi construído na comunidade no ano passado, mas os pescadores acreditam que deve secar em breve, com o nível mais baixo do lago de Sobradinho. "Estamos vivendo dele. Se ele secar, acabou", lamenta Antônio.

O volume da barragem este mês está menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em julho de 2016, estava com pouco mais de 20% e este mês está com menos de 11%.

A ANA também determinou que todas as quartas-feiras a captação de água seja suspensa, até o fim de novembro, e água só seja retirada para consumo humano e animal. A medida, junto com a redução da vazão, deve ocorrer até 30 de novembro de 2017.

"Chuvas fortes ou fracas só irão acontecer a partir de novembro. Até lá, medidas têm que ser tomadas para guardar o máximo de água no reservatório de Sobradinho", diz o diretor de operações da Chesf, João Genrique Franklin. As informações são do G1 BA / TV São Francisco.

Postar um comentário

0 Comentários