Prefeitura dá início a ações para garantir continuidade da travessia das barquinhas em Petrolina (PE)



O domingo (30), foi de muito trabalho para as equipes da Prefeitura de Petrolina. Com o suporte da Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Juazeiro da Bahia e da Associação Travessia das Barquinhas, uma série de ações foram realizadas no ponto da barcas que fazem o transporte de passageiros entre Juazeiro e Petrolina. A ideia é trabalhar para aumentar a profundidade da bacia de manobra a fim de evitar que as embarcações encalhem, principalmente depois que a vazão da barragem de Sobradinho for reduzida, de 600m³/s para 550m³/s, medida já autorizada pela Agência Nacional de Águas e que aguarda parecer do Ibama.

Além de medições para checar a profundidade do leito do rio em toda a área de aproximação do ponto onde as barcas atracam, também foram retirados cascalho, areia e pedras do lado esquerdo do ponto de embarque e desembarque. O mesmo trabalho seria realizado no lado direito, só que uma grande quantidade de pedras foi encontrada, o que impediu o avanço das máquinas. Um problema que deve ser superado em breve, de acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Rafael Oliveira. “Isso fez com que tivéssemos que repensar parte da nossa estratégia, a fim de que possamos realizar um trabalho eficiente e mantendo o nível zero de impacto ambiental”, pontua Oliveira.



A partir da necessidade de seguir com as ações pelos próximos dias, um novo encontro será realizado ainda nesta semana para definir novas ações, como explica o secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Coronel Leite. “Sempre atenta às questões ambientais de preservação do rio São Francisco, a gestão municipal movimenta-se para evitar que a situação da navegabilidade chegue ao ponto de interromper o transporte realizado pelas barquinhas, por isso esse trabalho que começamos ainda vai continuar até que os resultados sejam satisfatórios”, destaca Leite.

Além de Rafael e do Coronel Leite, também participaram do trabalho deste domingo o diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores, uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, o capitão da Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Juazeiro, Silvio Miranda e o vice-presidente da Associação Travessia das Barquinhas, Aprígio Nunes.


Felipe Pereira / Ascom PMP

Postar um comentário

0 Comentários