Serviço para evitar encalhamento das barquinhas será feito neste domingo (30) em Petrolina (PE)

Barquinha que faz a travessia entre Petrolina, PE, a Juazeiro, BA (Foto: Amanda Franco/ G1)


Neste domingo (30) a prefeitura vai realizar um serviço de interdição no ponto das barquinhas que fazem o trajeto Petrolina/ Juazeiro-BA. Será feita a retirada de areia e sedimentos que ficam às margens do Rio São Francisco, na Orla de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O objetivo é melhorar atracagem das embarcações e evitar o encalhamento.

A medida é da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e foi definida após uma reunião realizada na última terça-feira (25) que contou com a presença de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outras autoridades do município.

A reunião buscou uma alternativa de atender os condutores de embarcações que relataram dificuldades de atracagem e encalhamento de barcos, com diminuição da vazão do rio. “É muito cascalho, é muito raso. Então a gente tem que ter todo o cuidado para que não venha encalhar a embarcação”, argumenta o presidente da Associação das Barquinhas, Luiz Raimundo Pereira.

Segundo o diretor-presidente da AMMA, Rafael Oliveira, explica que será feito um trabalho de limpeza da calha do rio. “A AMMA entra nessa parte buscando diminuir o impacto ambiental, inexistente, porque serve também como um tipo de limpeza também do rio. Nós vamos retirar parte da calha para que a barca faça uma manobra em um percurso menor”. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários