Transposição do São Francisco tem trechos parados no eixo norte, em Pernambuco

 (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )


Ministério da Integração Nacional anunciou no mês de junho a retomada das obras de transposição do Rio São Francisco no eixo norte, que liga o Pernambuco ao estado da Paraíba. Apesar disso, em alguns trechos do Sertão pernambucano, os trabalhos ainda não começaram nos canteiros e as máquinas estão paradas. Na cidade de Salgueiro, os agricultores estão insatisfeitos com a não conclusão da obra.

No povoado de Santana, na Zona Rural do município de Salgueiro, a obra já deveria ter sido retomada. No local é possível observar apenas o canal sem água e com vegetação. Não encontram-se operários ou máquinas.

Os moradores da região relatam que são muitos os transtornos enfrentados todos os dias, dificuldades que poderiam ser sanadas com a transposição do Rio São Francisco concluída. É o caso do agricultor Manoel Rocha.


Manoel espera a conclusão da obra do eixo norte (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )

Assim está complicado. Está com muitos anos que não chove e a gente vai passando quase necessidade de água.

Com as obras paralisadas, além dos problemas de acesso à água, os moradores estão enfrentando dificuldades de locomoção. Em uma ponte, que começou a ser construída e ligaria os povoados de Pau ferro a Santana, o serviço parou e para conseguir passar parte do canal teve que ser aterrada.

“Os transportes das escolas quando vem por aqui, muitas das vezes, eles voltam, porque não conseguem passar aqui nesse trecho, porque é muito escorregadio e você arrisca as vidas das crianças quando você vem aqui. E já teve dias de o motorista arriscar a passar e quando começa a subir e quando o carro desanda e volta te ré deslizando e as crianças entram em pânico”, relata a gente de saúde Vanusa Rosa. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários