Baixa vazão afeta ilhas do Rio São Francisco e prejudica a navegação e o comércio

(Reprodução / TV Grande Rio)



Situação das ilhas do Rio São Francisco se agravaram devido as últimas diminuições na vazão. Na Illha do Rodeadouro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, as pedras que ficavam submersas estão completamente visíveis. Já no balneário da Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, na Bahia, o cenário também vêm sofrendo constantes modificações.

O gerente administrativo, Natanel da Silva Andrade, que frequenta a Ilha do Fogo disse que são nítidas as mudanças. “Do lado de Juazeiro, na Bahia, dá para perceber essa diminuição nas águas. No nêgo dágua, aquela parte toda está vazia e aqui também estava uns três palmos acima há quatro meses e a tendência é que vá secar cada vez mais", comenta. (VÍDEO)

Na Ilha do Rodeadouro, as pedras que ficavam submersas no meio do rio, estão visíveis. Essa situação é preocupante. Já que uma nova diminuição na vazão do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, deve acontecer a partir da próxima sexta-feira (11). A liberação de água passará de 600 para 550 metros cúbicos por segundo. A menor da história do reservatório.


Vazão afeta Ilha do Rodeadouro (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)



As dificuldades começaram a afetar os comércio da ilha. “A gente está sofrendo, a gente é só pagando imposto e não pode mais fazer nada. Tem umas barracas já fechadas, porque não tem condições, de tocar o comércio”, destaca o presidente da Associação de Barraqueiros do Rodeadouro, Pedro Francisco Alves.

A redução na vazão atinge, sobretudo, a navegação no rio. “Antes a gente navegava em uma área que tinha seis metros de profundidade, até a oito, e hoje não passa de três metros. Então, é muito grave a situação da nossa travessia”, ressalta a responsável pela travessia do Rodeadouro, Telma Amorim. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários