Defensoria Pública realiza vistoria no Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE)

Se o Hospital não atender as recomendações identificadas na visita, pode ser alvo de uma Ação Civil Pública (Foto: Taisa Alencar/G1)


Com o objetivo de garantir melhorias no serviço de saúde, Defensores Públicos de oitos estados brasileiros realizaram nesta semana vistorias em hospitais públicos. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o Hospital Dom Malan recebeu a ação nesta sexta-feira (4). De acordo com a Defensora Pública, Silma Dias Ribeiro, a visita busca identificar problemas e encaminhar soluções para garantia de um bom serviço. "Visamos com essas vistorias procurar melhoras no serviço público de saúde, porque a população merece um serviço de qualidade, afim de que seja garantido o direito constitucional à saúde”, enfatizou.

O foco da vistoria foi analisar as condições da estrutura física do hospital, do quadro de funcionários, das condições de equipamentos, estoque de materiais e medicamentos, descarte do lixo hospitalar, entre outros. No Dom Malan, os principais problemas identificados são os relacionado à estrutura. "A estrutura física precisa de uma reforma. É preciso ampliar as emergências pediátrica e da obstetrícia, porque o espaço físico é muito pequeno. Outro problema identificado foi na UTI, porque são pouquíssimos leitos para um município como Petrolina. O Hospital Dom Malan atua em mais de 50 municípios e o hospital só oferece dez leitos de UTI pediátrica", explicou Silma.

A ação celebra o Dia Nacional da Saúde, comemorado no próximo sábado (5). Depois das vistorias, será iniciada uma outra etapa, de cobrança de melhorias. "Para o próximo passo estou aguardando o relatório oficial do Diretor do Hospital. Irei comprarar as informações do relatório com a vistoria que foi feita. Se for o caso, a Defensoria irá propor uma Ação Civil Pública", complementou a defensora. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários