É implantado pelo Governo de Pernambuco o projeto Boa Visão em Petrolina

(Foto: Divulgação)


Neste segundo semestre, as Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) de Caruaru e Garanhuns iniciaram os atendimentos do Projeto Boa Visão. Nesta terça-feira (19.09) foi a vez da UPAE de Petrolina. Com essa, já são oito unidades ofertando consultas e exames oftalmológicos para estudantes e profissionais da rede estadual de saúde.

A UPAE Petrolina atenderá o público dos sete municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). Além de Petrolina, serão beneficiadas as cidades de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. O Boa Visão busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar.

“O Boa Visão é mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula. Com as consultas, é possível verificar os problemas oculares dos estudantes e oferecer os exames necessários para que seja feito o tratamento adequado para cada caso. Isso pode ajudar no melhor desempenho do estudante em sala de aula e, consequentemente, dar mais qualidade de vida aos jovens”, diz a coordenadora do Projeto Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.

Antes da consulta na UPAE, os pacientes passam por uma triagem prévia na própria escola. Essa triagem é feita pelos profissionais de cada unidade, que são capacitados para verificar os estudantes que aparentam ter algum problema ocular. Na UPAE, os alunos serão vistos por um especialista e realizarão exames complementares. Caso seja indicado, os óculos são entregues, gratuitamente, pelo Lafepe.

“Nos sentimos muito honrados em fazer parte desse projeto pela sua importância em si. Saúde e educação formam uma parceria de sucesso e nós estamos entrando nesse cenário para somar. A UPAE Petrolina está recebendo o Boa Visão de braços abertos e na expectativa de também fazer a diferença para o Sertão do Estado”, ressalta a coordenadora geral da UPAE Petrolina, Ana Beatriz Mota Aguiar.

Além da UPAE Petrolina, o Boa Visão já está implantado nas unidades de Limoeiro, Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

DADOS – Desde 2012, já foram mais de 94 mil atendimentos e cedidos, após indicação médica, 59 mil óculos, produzidos gratuitamente pelo Lafepe. 

Postar um comentário

0 Comentários