Evento na Ilha do Fogo quer chamar atenção do poder público para o abandono do local

Ilha do Fogo entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA. (Foto: Emerson Rocha)


Coletivos sociais, professores, estudantes e demais membros da sociedade civil vão se reunir em um evento intitulado como ‘Ocupa Ilha’, que será realizado neste sábado (30) e no domingo (01) na Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. O objetivo é chamar a atenção das autoridades locais para a importância da configuração do espaço da ilha como um equipamento público.

A programação contará com oficinas, rodas de conversa, aula de yoga, vivências e intervenções artísticas. O evento, organizado pelo coletivo Amigos da Ilha, é aberto ao público em geral.

Segundo Geraldo Júnior, um dos membros da organização do ‘Ocupa Ilha’, a ideia de fazer o evento surgiu a partir de um incômodo, da população frequentadora do espaço, em relação à falta de infraestrutura no lugar. “A ilha poderia servir como uma ferramenta sociocultural muito grande, inclusive como local turístico, mas segue abandonada, não tem segurança, coleta de lixo, limpeza dos banheiros, não tem iluminação”, disse.

Além de alertar o poder público para a situação, o evento também tem o intuito de conscientizar a população. “O evento tem uma proposta político-social. Ao mesmo tempo em que estamos mostrando para o poder público que podemos ocupar aquele lugar com arte e cultura, também vamos discutir as politicas públicas com a população”, destacou Geraldo Júnior.

Em 2012, após a ocupação da Ilha do Fogo pelo exército brasileiro, formou-se o coletivo Amigos da Ilha, que tinha como objetivo a luta pela liberação do acesso livre da população ao local. Em junho de 2015, após vários protestos organizados pelo grupo, em parceria com outros coletivos e também membros da sociedade civil, o acesso livre à ilha foi retomado. Atualmente, o local é administrado pela Prefeitura Municipal de Petrolina.

Outras reivindicações do coletivo Amigos da Ilha


Entre as principais reivindicações do coletivo Amigos da Ilha, estão: melhores condições de trabalho para os pescadores da área; revitalização da Ilha do Fogo, bem como do Rio São Francisco; e a extinção dos pontos de esgoto despejados no rio.

Audiência pública

Segundo Geraldo Júnior, uma sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina para discutir questões relacionadas à problemática do Rio São Francisco está marcada para o dia 20 de outubro. Na oportunidade, os organizadores do ‘Ocupa Ilha’ pretendem levar, também, a discussão sobre a Ilha do Fogo.

Programação do ‘Ocupa Ilha’

30.09 (Sábado)

8h – Aula de Yoga

9h – Oficina de Sinalização

10h30 – Mutirão de Limpeza e plantio de mudas

15h – Roda de conversa

01.10 (Domingo)

8h – Aula de yoga

9h30 – Vivência “Costura da Vida”

14h – Intervenção – Histórias na beira d´água com o grupo Cia Biruta

14h – Intervenção de dança com o Coletivo Incomum



As informações são do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários