HDM passa a ofertar exame de ponta para inspeção do útero

(Foto: Reprodução)



Além de contar com a única UTI pediátrica e materna do SUS disponível na região do Vale do São Francisco, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina inova mais uma vez e passa a oferecer em primeira mão em um serviço público de saúde: a histeroscopia diagnóstica, ou endoscopia ginecológica para inspeção do interior do útero.

A novidade foi apresentada pela equipe médica na última semana e três pacientes já passaram pelo procedimento. O exame minimamente invasivo é indicado para análise minuciosa de mioma, principalmente submucoso, pólipo uterino, sangramento pós-menopausa e biópsia para câncer do endométrio.

De acordo com o médico ginecologista do hospital, Eduardo Alves, a realização da histeroscopia representa um ganho imenso para as mulheres. “Antes dessa técnica a gente fazia a biópsia por meio de curetagem. Agora, através desse novo procedimento nós podemos realizar a coleta de forma mais simples e segura, sem a necessidade de uso de anestesia, sedação, corte ou internamento”, ressalta.

Na histeroscopia é inserido um endoscópio no útero, com câmera de 2,9mm, que fornece uma visão de qualquer área anormal do endométrio. “Dispomos de um material de ponta que nos auxiliará no fechamento dos diagnósticos, com grandes benefícios para a mulher que tem alta logo após o exame, sem a necessidade de repouso ou afastamento das atividades diárias”, acrescenta. Durante o exame, as imagens são transmitidas em tempo real em um monitor e todo o procedimento não dura mais que 10 ou 20 minutos.

O exame será realizado no Hospital Dom Malan toda terça-feira pela manhã, com três mulheres sendo atendidas por dia. Para ter acesso é preciso seguir todo o fluxo com entrada pelo ambulatório da unidade materno-infantil, cuja marcação é feita via secretaria municipal de saúde.

Postar um comentário

0 Comentários