Hospital Dom Malan/IMIP promove curso de reanimação cardiopulmonar



(Foto: Reprodução)

Dentro das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina estão às capacitações e treinamentos voltados à atualização profissional. Neste viés, o NEP promoveu agora em outubro um curso de atualização voltado para reanimação cardiopulmonar para a equipe de enfermagem com o objetivo de melhorar o primeiro atendimento às mulheres em situação de parada cardíaca e respiratória (PCR).

Participaram todos os profissionais ligados a assistência à saúde da mulher. “Fizemos quatro dias de treinamento, de modo que pudéssemos alcançar toda a equipe, inclusive a do turno da noite. Usamos uma metodologia teórico-prática, com simulação realística feita com boneco e acredito que atingimos o nosso objetivo”, ressalta a gerente do NEP, Rejane Lins.

O curso levou em consideração os protocolos da American Heart Association para RCP e abordou os cuidados da enfermagem no pré, intra e pós reanimação, levando o aluno a desenvolver na prática: a sua capacidade de realizar procedimentos de suporte básico no ambiente hospitalar; identificar os principais materiais e equipamentos que compõem o carro de emergência e o papel da enfermagem em mantê-los adequados para uso; além da habilidade de identificar as atribuições da equipe em situações de emergência, respeitando a legislação profissional.

“Em uma situação de PCR cada minuto conta. Então, após a constatação da parada deve-se de imediato iniciar as compressões, como manda o protocolo, e para isso a equipe deve estar preparada para agir”, orienta Rejane.

Com o objetivo de manter os profissionais sempre afiados e atualizados com relação às mudanças no protocolo e necessidades do serviço, o NEP realiza uma vez ao ano esse treinamento, ou sempre que solicitado pela direção. “Acredito que ganham os profissionais e o serviço que melhora a qualidade do atendimento prestado”, finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários