Hospital Regional de Juazeiro(BA) suspende parte de consultas e atendimentos por falta de repasse de verbas

 (Reprodução / Imagem: Sandro Ribeiro / TV São Francisco)


Hospital Regional de Juazeiro, no norte do estado, suspendeu grande parte das consultas e atendimentos ambulatoriais e de ortopedia por falta de verbas que deveriam ter sido repassadas pelo governo do estado. Por causa disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município está sobrecarregada.

Após denúncia do sindicato dos médicos da falta de repasse para a associação que administra o hospital, a Justiça bloqueou mais de R$ 11 milhões nas contas do governo. O bloqueio foi pedido pelo procurador André Ângelo Coelho Mororó, em ação civil movida na primeira vara da Fazenda Pública de Juazeiro, e acatado pelo juiz José Góes da Silva Filho.

Desde o último dia 4 de outubro que consultas e atendimentos ambulatoriais e de ortopedia estão suspensos. Com a paralisação, muitas pessoas passaram a procurar a UPA de Juazeiro. Segundo a direção da unidade, houve aumento de 30% da demanda de clínica médica e ortopedia por dia. Eram 250 pacientes e, agora são, em média, 325 atendimentos.

“Nós temos uma demanda aqui de seis leitos de observação. E temos hoje 16 pacientes internados na unidade. Nós temos seis leitos de ortopedia, e temos hoje 12 pacientes. A sala vermelha tem uma demanda, uma capacidade para quatro pacientes. Temos hoje cinco. Pacientes classificados como azul estão sendo direcionados para unidade básica do município”
, disse José Carlos Vianna Tanuri Junior, coordenador médico da UPA.

A reportagem da TV São Francisco entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para saber sobre o bloqueio judicial, mas não houve retorno. A empresa que administra o hospital também foi procurada, mas não deu resposta. As informações são do G1 BA / TV São Francisco.

Postar um comentário

0 Comentários