II Festival de Afrocoletivade terá oficinas, apresentações artísticas e 'Desfile Beleza Negra', em Petrolina (PE)

II Festival da Afrocoletividade será realizado em Petrolina. (Foto: Arquivo pessoal/ VivIane Costa )


O combate ao racismo e a busca pelo fortalecimento da identidade negra são os principais objetivos do II Festival de Afrocoletividade, que será realizado durante todo o mês de novembro em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa e outras atividades farão parte da programação do evento, que terá sua culminância no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra ou Dia de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1965.

No dia 30 de novembro, encerrando o mês da consciência negra e também as atividades do festival, também será realizado o 'Desfile Beleza Negra', na Praça da Juventude, localizada no bairro João de Deus, Zona Norte do município. Visando a quebra dos padrões sociais de beleza, a participação no desfile será aberta a mulheres e homens negras e negros, de todos os pesos, idades e alturas, que queiram desfilar.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link. O piquenique de pré-seleção acontecerá no dia 12 de novembro, às 9h, no Parque Josepha Coelho. Inicialmente, dez mulheres e dez homens serão selecionados para o desfile do dia 30.

Entre as oficinas oferecidas, estão as de turbante, fotografia, hip hop, percussão, dança do coco e estampa criativa. As inscrições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (01), também onlien, através do link.

O festival é promovido pela Rede de Mulheres Negras de Petrolina, que surgiu em 2011, em Salvador, capital da Bahia, e que tem como objetivo o fomento ao empoderamento da mulher negra e o combate a violência.



Fonte: G1 Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários