SemiáridoShow vira feira de conhecimento e reivindicações em Petrolina (PE)



A maior feira da agricultura familiar do Nordeste chegou ao terceiro dia, nesta quinta-feira (9), em Petrolina (PE), e tem recebido produtores, estudantes e autoridades de vários estados do país. As lideranças do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), que é um dos parceiros da Embrapa na realização do SemiáridoShow, descreveram o evento como sendo uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimento e local para reivindicações políticas.

Realizada bienalmente, a feira expõe as inovações tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa e outras instituições de pesquisa, com o objetivo de ajudar os agricultores a conviver com a seca, utilizando de forma mais eficiente os recursos disponíveis num período de estiagem. Segundo a Embrapa, mais de 100 tecnologias estão sendo expostas, além dos 50 minicursos e seis seminários temáticos realizados.

Com um stand montado no centro do evento para recepcionar e orientar os agricultores, a presidente do Sintraf, Isália Damacena, tem aconselhado visitantes a aproveitarem ao máximo as oportunidades oferecidas no SemiáridoShow.

“Quero pedir a vocês que durante essa semana aprendam tudo que o Sebrae e a Embrapa têm para ensinar em cada curso, cada seminário. A Embrapa está fazendo um papel muito interessante que é criar inovações, que é criar novas esperanças para o nosso Semiárido”, ressaltou Isália, que ainda chamou a atenção dos parlamentares que têm ido ao evento. “Agora para que isso aconteça nós dependemos também da questão política porque são eles que ajudam a nós agricultores a se manter e somos nós que mantemos o país com a nossa mão. A mão que alimenta a nação é a mão da agricultura familiar”, completou.

A líder sindical disse que muitos agricultores estão procurando orientação no stand da categoria para saber quais os cursos e oficinas se adequam mais as suas realidades. “Como são muitas opções de cursos, seminários e oficinas o agricultor não tem tempo de ir a todos e termina tendo que optar, nós orientamos de acordo com a realidade de produção deles”.

O SemiáridoShow termina nesta sexta-feira (10). Até lá, a feira terá ainda vários seminários temáticos, oficinas e minicursos, com destaque para ‘Manejo de irrigação de baixo custo para a agricultura familiar’, ‘Oficina de beijus coloridos - Beijus enriquecidos com frutas e hortaliças’, ‘Planejamento alimentar com orçamento forrageiro’ e ‘Administração de propriedades leiteiras e discussão de indicadores’. A feira abre às 8h30 e segue até às 17h.



Jacó VianaAssessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários