UPAE Petrolina aborda cuidados e acessibilidade



No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez (10 de novembro), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) faz um alerta sobre os cuidados relacionados à saúde auditiva, muitas vezes negligenciada pela população, mesmo sendo uma das deficiências mais comuns no Brasil.

Em geral, as causas da surdez estão mais associadas à exposição prolongada ao excesso de ruído, que acomete as células do ouvido. Mas, também pode estar relacionada às questões genéticas, envelhecimento e bloqueios físicos.

Na maioria dos casos, é possível identificá-la através de exames simples. Na UPAE Petrolina, por exemplo, são feitas a Audiometria, Impedanciometria e o Bera. “Aqui no serviço a porta de entrada é através do ambulatório com o otorrinolaringologista, que indica os exames a serem feitos na Unidade. Detectada alguma perda auditiva, esse paciente volta para o otorrino e é encaminhado para o Centro Auditivo, que é a referência no município para o tipo de problema”, esclarece a fonoaudióloga Mila Ferreira.

Como prevenção, ela indica: prudência no uso de fones de ouvido; manter uma distância de caixas de som ou objetos ruidosos; usar os EPIs sempre que necessário; evitar o uso produtos com cafeína na sua composição; beber bastante água; se alimentar e dormir bem; além de ficar atendo ao zumbido no ouvido, pois este pode ser o primeiro sinal de perda auditiva.

Política de acessibilidade e inclusão

Em outro viés, merece destaque a política de acessibilidade e inclusão da UPAE/IMIP de Petrolina para surdos. Como exemplo, pode-se destacar que a Unidade dispõe de duas profissionais (a ouvidora Síngryd Lima e a assistente administrativa Helenita Florêncio) que fizeram o curso básico de libras e são capazes de realizar um acolhimento humanizado a esse público.

Postar um comentário

0 Comentários