Guarda Civil Municipal de Petrolina realiza quase 3 mil atendimentos à população em 2017



O ano de 2017 foi um divisor de águas para a Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM). Com uma nova proposta de trabalho, integrada ao Sistema de Segurança Pública do Município, a GCM passou a atuar de forma mais dinâmica, mais próxima da comunidade e de maneira mais eficaz. Resultado disso, são os quase 3 mil atendimentos à população registrados em 2017. Os números englobam desde as simples ocorrências até a participação da corporação em operações integradas com instituições de segurança que atuam na cidade, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal, através de parceria implementada pela primeira vez no ano passado.

Entre os 2941 atendimentos realizados em 2017, 970 foram correspondentes à atuação da Guarda Civil Municipal em 11 operações de segurança, como a Patrulha Escolar, Saturação, em parceria com as polícias Civil e Militar, Finados, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Feira Segura, além do destacado trabalho durante o Carnaval e o São João de Petrolina, quando a tranquilidade foi característica comum dos eventos.

Ao todo, 1090 atendimentos estão relacionados à participação da GCM em reuniões e ações sociais de conselhos, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho sobre Drogas e Conselho do Idoso, organizando passeatas, caminhadas e campanhas contra a violência, alertando a sociedade e as autoridades sobre os problemas sociais. Esse número contempla também a atuação da GCM na resolução de problemas relacionados ao uso indevido de álcool e outras drogas, com encaminhamentos aos Centros de Atenção Psicossociais da cidade.

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, José Silvestre, os números de 2017 são prova da mudança na dinâmica de trabalho da GCM. “Desde o primeiro dia do ano passado, o prefeito Miguel Coelho definiu a segurança pública como uma das prioridades da gestão. Por isso, implementamos um novo conceito na atividade da Guarda Civil a fim de que o município conseguisse complementar, de maneira integrada, o trabalho das outras instituições de segurança que atuam em Petrolina. Desde então, a GCM se tornou protagonista da segurança pública municipal, fazendo a diferença no cotidiano da cidade e tornando a vida dos petrolinenses mais segura”, destaca Silvestre.

Postar um comentário

0 Comentários