Primeira vistoria de transporte escolar de 2018 começa nesta segunda (08), em Petrolina (PE)


A primeira vistoria obrigatória de transporte escolar de 2018, realizada semestralmente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco, começa nesta segunda-feira (08). Em Petrolina, no Sertão do estado, a inspeção é feita na 8º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município.

Podem conduzir este tipo de transporte motoristas habilitados nas categorias D ou E, com mais de 21 anos de idade, e que possuem aprovação em curso especializado. O condutor não deve ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e não deve ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.

As vistorias serão realizadas sempre de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h. As datas variam conforme a terminação das placas dos veículos. Entre os dias 08 e 12 de janeiro, serão vistoriados os veículos com placas terminadas em 01, 02 e 03; entre os dias 15 e 24, os veículos com placas terminadas m 04, 05, 06 e 07; já entre os dias 25 e 31 de janeiro, será a vez das placas terminadas em 08, 09 e 0.

Os veículos aprovados na vistoria recebem um selo de qualidade. Condutores de transporte escolar não vistoriados podem sofrer multa no valor de R$ 195, 23 e também retenção do veículo, além de ter cinco pontos na carteira, visto que a negligência configura-se como infração grave.

Documentação


Os condutores devem apresentar, durante a vistoria, o requerimento padrão preenchido, datado e assinado pelo proprietário; original e cópia do Certificado de Registro do Veículo (CRV); original e cópia do Certificado de Registro do Veículo (CRLV) do exercício quitado; originais e cópias de RG e CPF; original e cópia da CNH (categoria D ou E); Certidão negativa de Antecedentes criminais estadual ou federal; e cópia do CGC com validade (pessoa jurídica).

Critérios de aprovação

Os veículos vistoriados devem conter: registro como veículo de passageiros, equipamentos obrigatórios em ordem, pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com dístico ESCOLAR em preto (em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas), tacógrafo e certificado do Tacógrafo (Inspecionado pelo Inmetro); lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira; cintos de segurança em número igual à lotação; e dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento.

Taxa

É cobrada, pelo Detran, uma taxa anual de R$ 136,98, na qual estão inclusas as duas inspeções semestrais.

Serviço

8º Ciretran de Petrolina
Local: Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, s/n - Areia Branca.
Horário de funcionamento: 08 às 13h.
Telefones: (87) 3866.6529 - 3866.6531.



Fonte: G1 Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários