Carnaval de Petrolina: Secretaria de Saúde vai distribuir 12 mil preservativos aos foliões



Com o carnaval chegando, a Secretaria de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), se prepara para orientar a população sobre sexo seguro durante a folia, com a distribuição de preservativos feminino e masculino nos circuitos da festa.

Este ano a Prefeitura de Petrolina irá distribuir aproximadamente 12 mil preservativos durante o período do Carnaval. “É um momento de festa, de alegria, mas que deve ser aliado ao cuidado, que é usando o preservativo nas relações sexuais que se previnem as Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS e hepatites virais”, frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A ação faz parte da agenda de mobilizações promovidas pelo CTA ao longo do ano. O órgão funciona realizando testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites virais, que ficam prontos de 15 a 30 minutos. Caso o resultado seja positivo para alguma das infecções, o cidadão é encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para iniciar o tratamento.

O CTA disponibiliza ainda a Profilaxia de Pós Exposição ao HIV (PEP), esse procedimento consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, a exemplo de relação sexual sem o uso de camisinha. “Apesar de existir o PEP, é importante lembrar que ele não é um substituto do preservativo, é uma medida emergencial mediante a um comportamento de risco”, destaca Marlene.

Segundo o Ministério da Saúde, até junho de 2017 foram registrados cerca de 195 mil pessoas vivendo com o HIV no Brasil. Em Petrolina, no ano de 2017 foram registrados 115 casos de HIV.



Karem Moraes: Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários