Ceará tem chuva em mais de 120 cidades; Juazeiro do Norte registra alagamento

Chuva alagou ruas e causou transtornos em Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução/TVM)


Choveu em pelo menos 126 municípios no intervalo de 24 horas, entre a manhã de quarta e as 7h desta quinta-feira (8), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, teve ruas e avenidas alagadas devido às fortes chuvas na cidade.

A maior precipitação foi registrada em Viçosa do Ceará, na Região Norte, com 127 milímetros.

Além de Juazeiro do Norte, a cidade de São Benedito, Região da Ibiapaba, também teve vias alagadas. Os ventos derrubaram árvores e causaram transtornos.

Onze maiores chuvas por municípios no dia:

Viçosa do Ceará (Posto: Viçosa do Ceará) : 127.8 mm
Lavras da Mangabeira (Posto Quitaius) : 102.0 mm
Tianguá (Posto Pindoguaba) : 101.0 mm
Ibiapina (Posto Santo Antonio da Pindoba) : 89.2 mm
Aurora (Posto Sítio Tipi) : 87.2 mm
Barro (Posto Monte Alegre) : 81.2 mm
Granja (Posto Pessoa Anta) : 80.0 mm
Aurora (Posto Aurora) : 80.0 mm
Viçosa do Ceará (Posto Manhoso) : 76.0 mm
Graça (Posto Graca) : 75.0 mm
Barro (Posto Engenho Velho) : 73.0 mm

O início da semana já tinha sido de chuvas em todas as regiões. O motivo do grande número de precipitações foi a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste. Além da ZCIT, a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no sul da região também contribuiu.

Houve chuvas nas Regiões Norte, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns.

Previsão
Conforme o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, um sistema convectivo intenso se desenvolveu na região, possibilitando a continuidade das chuvas. No decorrer do dia, a previsão é de céu nublado com chuva no Oeste, no Litoral Norte e no Sul do Ceará. Nas demais áreas, nebulosidade variável com chuva.

Para esta quinta-feira (8), a previsão do órgão é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do estado. Já na sexta-feira (9), nebulosidade variável com chuvas no Centro-Norte e possibilidade de precipitações no Sul. As informações são do G1 CE.

Postar um comentário

0 Comentários