Saiba por quanto tempo dá para congelar cada alimento

(Foto: Reprodução/Noticias ao Minuto)


O congelamento de alimentos mantém o produto em um estado mais próximo ao original, imobilizando a água presente nele e dificultando as reações microbiológicas. Essa também é uma das formas de evitar intoxicações daquilo que não vamos consumir de imediato. É importante ressaltar que o modo como a comida permanece congelada, influencia em seu tempo de conservação.

O site 'UOL' entrevistou o engenheiro de alimentos Douglas Fernandes Barbin, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que explicou e listou o limite de tempo que cada tipo de alimento pode ser conservado no congelador (leia-se pelo menos -18ºC).

Arroz (3 meses)

O arroz deve ser congelado em pequenas porções que serão consumidas na hora, em recipientes de plástico com total vedação na tampa, próprios para o freezer. O arroz pode ser manipulado e temperado, dura poucos meses no freezer.

Carnes cozidas (2 a 3 meses)

Devem ser congeladas em embalagens de plástico --no caso dos bifes, o ideal é colocá-los separados em saquinhos plásticos com fechos de zíper.

Aves cozidas (4 meses)

As aves cozidas também devem ser armazenadas em recipientes de plástico com vedação completa, para evitar a entrada de bactérias. Por conter menos gordura do que as carnes vermelhas, esse alimento possui um tempo de conservação um pouco maior.

Carnes e aves cruas (até 12 meses)

Como os outros alimentos sólidos, podem ser conservadas em recipientes de plástico, específicos para congelamento de alimentos ou nas próprias bandejas do mercado. É ideal que essas carnes sejam congeladas sem tempero, para garantir a sua qualidade.

Bacon, linguiça e presunto (1 a 2 meses)

Devem ser congelados em saquinhos plásticos bem vedados. Esses alimentos favorecem a proliferação de microorganismos, então não podem ficar no freezer por muito tempo.

Peixe magro (4 a 6 meses)

O peixe magro pode ser armazenado em potes de plástico com tampa e pode ser mantido no freezer por um período de quatro a seis meses.

Peixe gorduroso (2 meses)

Já os peixe gordurosos, como o salmão, duram menos tempo.

Massas prontas (3 meses)

No caso das massas, é recomendado congelar em embalagens de plástico e, se for congelar junto com o molho, o ideal é uma embalagem de vidro. O alimento pode durar até três meses no freezer e a durabilidade é comprometida caso possua recheio.

Molhos e sopas (2 a 3 meses)

Os molhos e sopas podem ser congelados em recipientes de vidro bem tampados, que são indicados para o armazenamento de líquidos em geral. O tempo de conservação no freezer é de dois a três meses, dependendo da quantidade de gordura do alimento.

Queijo (1 mês)

Os queijos frescos não devem ser congelados por conterem muito líquido. Os demais, embora sejam mais consistentes, têm uma durabilidade curta devido à facilidade de entrada de bactérias. Assim, esses alimentos devem ficar congelados por no máximo um mês.

Dicas:

- Alimentos crus não podem ser congelados duas vezes

- Sopas e caldos não devem estar num recipiente muito cheio, já que a água ao ser congelada se expande.

- Procure usar sacos de congelamento a vácuo, para evitar que o gelo acumule no alimento e impeça o contato com o ar.

- Os alimentos crus não podem ser congelados duas vezes

- Qualquer alimento deve ser descongelado na geladeira. As informações são do Noticias ao Minuto.

Postar um comentário

0 Comentários