(Foto: Prefeitura de Petrolina/PE)
Durante a manhã, a fiscalização observou que, apesar do grande fluxo de pessoas na região central, a maior parte dos estabelecimentos que estavam funcionando fazem parte dos considerados essenciais. Esses foram orientados acerca das medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, como a higienização das prateleiras e o distanciamento entre os clientes. Aqueles que só podem abrir com o serviço de delivery ou ponto de coleta, foram notificados verbalmente e receberam as recomendações necessárias.
A ação contou com a participação das equipes do Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Guarda Civil Municipal, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público de Pernambuco.
Novas medidas
A postura mais rigorosa foi uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco acatada pelo município e pactuada com os demais órgãos de segurança pública. Os estabelecimentos comerciais que desobedecerem os decretos podem ser interditados, multados e ter a licença de funcionamento cassada, além disso, os responsáveis podem ser presos por colocarem em risco à segurança pública. Quem utiliza espaços públicos que estão proibidos pode ser conduzido para delegacia para adoção de medidas legais cabíveis. Outra medida, será a restrição de estacionamento no centro comercial a partir da próxima segunda-feira (11), sujeitos à multa em caso de descumprimento.
A preocupação é motivada pelo índice divulgado pelo Governo do Estado, em que Petrolina apareceu com aproximadamente 40% do índice de isolamento, quando o recomendado é acima de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o distanciamento social é uma das medidas mais eficientes para reduzir a curva de contaminação pelo coronavírus. As informações são da Prefeitura de Petrolina / PE.
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.