Forte terremoto atinge Mar Egeu; tremores chegam à Turquia e à Grécia





U
m forte terremoto atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira e foi sentido tanto na Grécia quanto na Turquia, onde alguns prédios desabaram na província costeira de Izmir e um ministro do governo disse que pessoas ficaram presas em escombros.

Pessoas lotaram as ruas da cidade de Izmir, disseram testemunhas, depois que o terremoto atingiu até 7,0 de magnitude. O tremor pôde ser sentido em Istambul e nas ilhas gregas, onde as autoridades disseram que algumas pessoas estavam em pânico, embora não houvesse relatos imediatos de feridos.

Houve vários relatos de danos à propriedade, com o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, afirmando que seis prédios desabaram em dois distritos da cidade costeira de Izmir.

O ministro da Urbanização, Murat Kurum, calculou cinco prédios desabados na área e acrescentou que algumas pessoas ficaram presas sob os escombros. O prefeito de Izmir, Tunc Soyer, disse que quase 20 prédios desabaram na província.

Em um tuíte, Soylu afirmou que não há relatos de vítimas em seis outras províncias onde o terremoto foi sentido, mas acrescentou que há pequenas rachaduras em alguns prédios.

Moradores da ilha grega de Samos, que tem uma população de cerca de 45 mil habitantes, foram aconselhados a ficar longe das áreas costeiras, disse Eftyhmios Lekkas, chefe da organização grega para planejamento anti-sísmico, à TV grega Skai.

“Foi um terremoto muito grande, é difícil ter um maior”, disse Lekkas.

Avisos de ondas altas estavam em vigor em Samos.

“Nunca experimentamos nada parecido”, disse George Dionysiou, o vice-prefeito local. “As pessoas estão em pânico.”      Essas informações são da Reuters.

Postar um comentário

0 Comentários