Pelo menos cinco mortos enquanto tornados rasgam o Alabama, destruindo casas


Foto: REUTERS/Marvin Gentry




Vários tornados poderosos atingiram o norte do Alabama na quinta-feira, matando pelo menos cinco pessoas, ferindo dezenas de outras e destruindo bairros inteiros.

As cinco vítimas fatais confirmadas foram em Ohatchee, uma cidade de cerca de 1.200 habitantes no canto noroeste do estado, onde um twister destruiu casas e derrubou árvores e linhas de energia, de acordo com a Agência de Gerenciamento de Emergências do Condado de Calhoun.

O legista do condado de Calhoun, Pat Brown, confirmou ao jornal Gadsden Times que três dos mortos eram parentes em uma casa atingida. Além disso, um homem adulto morreu em sua casa móvel e uma mulher adulta morreu em outra casa móvel.

Não se esperavam mais fatalidades, disse Brown

Equipes de resgate estavam cuidando de sobreviventes feridos e procurando outras vítimas, disse a agência.

Fotos postadas nas redes sociais mostraram uma linha de edifícios perto de Ohatchee que desabaram ou foram destruídos, com telhados arrancados, expondo móveis e outros conteúdos. Uma torre de igreja branca, ainda intacta, repousava ao lado de uma estrutura destruída.

Em Pelham, Alabama, cerca de 60 milhas a sudoeste de Ohatchee, o chefe dos bombeiros Mike Reid disse ao site de notícias Al.com que cerca de 60 casas foram danificadas na área, mas nenhuma morte ou feridos foram relatados.

Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem energia.

Allison Allred, uma designer floral de 23 anos, se escondeu em um corredor com sua avó de 73 anos em sua casa no condado de Bartow, na Geórgia, perto da divisa do estado do Alabama.

"Eu estava chorando. ... Nós realmente entramos em pânico. ... Meu coração estava disparado. Foi horrível ”, disse ela em entrevista por telefone. “Tinha caído granizo e chovia tão forte que não dava para ver nada. Estava muito escuro, mas felizmente estamos seguros. ”

Um policial de Florença foi atingido por um raio enquanto colocava barreiras nas estradas, disse o departamento de polícia de lá. O policial estava “consciente e responsivo” no North Alabama Medical Center, disse a polícia de Florença no Twitter.

Pelo menos duas tempestades produziram tornados violentos e de rastreamento que varreram cerca de 160 quilômetros do Alabama na tarde de quinta-feira, disse Chris Darden, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em Birmingham.

“DANOS SIGNIFICATIVOS”

Mais tornados podem ter pousado na área, disse Darden, mas o número de tornados seria desconhecido até que uma pesquisa possa ser concluída nos próximos dias.

“O número não é tão importante quanto a magnitude do que aconteceu”, disse ele. “Estamos vendo danos significativos em várias comunidades. Existem muitos condados no centro do Alabama que foram duramente atingidos com danos substanciais. ”

O site de notícias Al.com disse que “ferimentos múltiplos” foram sofridos no condado de Shelby, a sudeste de Birmingham. Nenhum outro detalhe estava imediatamente disponível.

“O condado de Shelby sofreu danos significativos de tornado. Podemos confirmar que as estruturas residenciais locais foram completamente destruídas ”, disse o xerife do condado de Shelby, John Samaniego, em um comunicado ao Al.com. Um esforço de busca e divulgação iria “continuar durante a noite e nas primeiras horas da manhã”, disse ele.

No condado de Jefferson, o xerife alertou os residentes que outro tornado havia atacado lá. “O condado de Jefferson agora tem um tornado CONFIRMADO no solo. ... PROCURE ABRIGO IMEDIATAMENTE ”, disse o departamento do xerife no Twitter.

A primeira-dama Jill Biden cancelou uma viagem ao Alabama com a atriz Jennifer Garner que havia sido planejada para sexta-feira para promover os planos de alívio do coronavírus do presidente Joe Biden, de acordo com a Casa Branca.



Reportagem de Dan Whitcomb em Los Angeles, Brendan O'Brien em Chicago e Brad Brooks em Lubbock, Texas; Edição de Cynthia Osterman e Leslie Adler

Postar um comentário

0 Comentários