Homem preso nessa quinta-feira (17) durante cumprimento da Operação Smurfing em Pernambuco — Foto: Reprodução/Polícia Civil
Os alvos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em uma organização criminosa com atuação nacional.
Não foram divulgados pela Polícia Civil detalhes de quais foram os bens sequestrados, nem o que foi bloqueado pela Justiça.
Denominada Smurfing, a operação partiu de uma investigação que era realizada a partir de uma organização criminosa de Ipojuca, no Grande Recife, desde novembro de 2018.
Segundo a Polícia Civil, foram identificados "braços" financeiros e operacionais da organização criminosa em vários locais do país, mas não deu detalhes de como funciona o esquema. A corporação definiu essa como a "maior e mais abrangente operação de repressão qualificada de sua história".
A partir da investigação em Ipojuca, os policiais acompanharam o caminho do dinheiro obtido através do tráfico, passando pelos operadores financeiros e empresas utilizadas por uma organização criminosa para lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Civil de Mato Grosso.
As investigações revelaram uma relação dos envolvidos com investigados na Bolívia, sobretudo alvos residentes na região de fronteira. As informações indicaram que a região é, provavelmente, uma das rotas pelas quais drogas ilícitas com origem boliviana entram no país.
Além de Pernambuco, os mandados foram emitidos para Rio Grande do Norte, Amazonas, Piauí, Maranhão, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Alagoas, São Paulo, Acre, Minas Gerais e Bahia (confira lista de cidades ao fim da reportagem).
Smurfing é uma tipificação de lavagem de dinheiro, que consiste no fracionamento de uma grande quantia em pequenos valores, de modo a escapar do controle administrativo, camuflando assim transferências e operações financeiras.
Todos os mandados foram emitidos pela Vara Criminal de Ipojuca, no Grande Recife. Em Mato Grosso, foram 30 mandados de prisão cumpridos.
A Polícia Civil de Pernambuco apontou que, além das polícias estaduais, a operação é realizada em parceria com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Outros detalhes devem ser divulgados em "momento oportuno", segundo a corporação.
Cidades para onde foram emitidos mandados:
Acre: Rio Branco
Alagoas: Rio Largo e Maceió
Amazonas: Manaus
Bahia: Juazeiro
Goiás: Trindade, Aparecida de Goiânia e Goiânia
Maranhão: São Luiz e Estreito
Mato Grosso do Sul: Corumbá
Mato Grosso: Campo Grande, Pontes e Lacerda, Comodoro, Cacéres, Várzea Grande, Juina e Cuiabá
Minas Gerais: Santa Luzia
Paraná: Umuarama
Pernambuco: Recife, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Limoeiro, Igarassu, Carpina, Abreu e Lima.
Piauí: Teresina
Rio Grande do Norte: Parnamirim e Natal
Rondônia: Porto Velho
Roraima: Boa Vista
São Paulo: São Paulo
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.