Palácio Diocesano de Petrolina vai entrar em processo de tombamento como patrimônio histórico

Palácio Diocesano de Petrolina vai ser tombado (Foto: Reprodução / TV Grande Rio)


Envolvido em uma polêmica que dividiu os líderes da igreja católica em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o palácio diocesano, de acordo com a Secretaria de Cultura do Estado, vai entrar em processo de tombamento como patrimônio histórico da cidade. O órgão atendeu ao pedido do bispo emérito da diocese, Dom Paulo Cardoso.

Enquanto o processo de tombamento estiver tramitando, o palácio diocesano ficará protegido. Um projeto prevê a construção de um shopping popular no terreno do palácio. O assunto dividiu opiniões dentro e fora da igreja. A obra gerou um desentendimento entre a Administração da Diocese, que é favorável, e Dom Paulo Cardoso, que é contra.

Em uma carta aberta publicada na internet, na última semana, Dom Paulo criticou o projeto e destacou que não havia sido informado sobre as obras. Também, através da internet, o administrador da diocese, padre Antonio Malan, defendeu a construção do shopping popular e reclamou da postura do bispo emérito.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Petrolina, informou que registrou a denúncia feita pela Câmara de Vereadores da cidade sobre a transformação do palácio diocesano em um shopping popular. A promotora de justiça, Ana Rúbia Torres de Carvalho, instaurou procedimento para apurar o caso. Informações do G1 Petrolina.

Postar um comentário

0 Comentários