Quantidade de maconha apreendida em Pernambuco pela PF este ano supera o número de 2016 e 2015


PF usou helicóptero para chegar aos plantios de maconha em Pernambuco (Foto: PF/Divulgação)

Um balanço parcial das ações da Polícia Federal contra o tráfico em Pernambuco aponta que, até o início de dezembro de 2017, os agentes recolheram mais maconha pronta para a venda do que toda a quantidade de entorpecente retirada de circulação em 2016 e em 2015. Este ano, foram apreendidas 4,1 toneladas da droga. Nos dois anos anteriores, a corporação evitou a comercialização de 2,7 toneladas.

De acordo com os dados apresentados na manhã desta terça-feira (19), também houve crescimento na quantidade de plantios destruídos. Em 2017, os agentes realizaram quatro operações, até dezembro, e inutilizaram 577 áreas de cultivo de maconha. Em 2016 e em 2015, foram 411 locais atingidos pelas ações da Polícia Federal.

Nessas ações de 2017, a PF informa ter erradicado 1,8 milhão de pés de maconha. Nos dois anos anteriores, os agentes inutilizaram 1,1 milhão de plantas. Com as operações deste ano, a corporação aponta ter impedido a produção de 596 toneladas de maconha. Nos anos anteriores, 388 toneladas da droga não chegaram ao mercado.


Pés de maconha foram erradicados no Sertão de Pernambuco (Foto: PF/Divulgação)

De acordo com a PF, os números de apreensões de 2017 cresceram por causa dos trabalhos feitos em parceria coma Polícia Militar. As roças de maconha foram identificadas e os suspeitos acabaram sendo presos antes do início das operações de erradicação dos pés.

Ações

Entre os dias 27 de novembro e 13 de dezembro deste ano, a PF desencadeou em 17 localidades de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Paraíba a Operação Baraúna IV. Mais de 40 policiais federais e militares participaram dos trabalhos, que contaram com apoio dos bombeiros. Seis suspeitos acabaram presos.

Os policias realizaram ações terrestres, aéreas e fluviais. Contaram com o apoio de três aeronaves, além botes infláveis do Corpo de Bombeiros. Nessa ação, foram erradicados 190 mil pés de maconha, 123 plantios, 75 mil mudas da planta e apreendidos 495 quilos de maconha pronta para o consumo. As informações são do G1 PE.

Postar um comentário

0 Comentários