Algumas unidades de saúde da cidade estão com atendimento prejudicado.
Segundo prefeitura, situação pode ser regularizada em breve.
Os moradores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, têm dificuldades para encontrar dentistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Em três bairros da cidade, não há atendimento odontológico.
No bairro Vila Eduardo, Zona Leste da cidade, dos três dentistas da unidade, um está de férias e outro de licença médica. O único profissional que atende os pacientes, está sobrecarregado. O segurança Francisco Raimundo Rodrigues, tirou folga do trabalho para tentar uma consulta, mas só há vaga para a segunda semana de agosto. “Para mim já não serve”, disse.
O filho da dona de casa Maria dos Mercês Reis precisa de atendimento com urgência, mas a consulta foi marcada para a próxima semana. “Eu tenho medo de inflamar o dente dele e quando cai a obturação a dor é grande”, explica a dona de casa que foi tentar mudar a data do atendimento.
Na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do bairro Dom Avelar, Zona Leste, o serviço não é realizado no local há alguns meses. Segundo os funcionários da AME, depois das chuvas do mês de maio, alguns consultórios ficaram danificados. Após uma vistoria do Conselho Regional de Odontologia (CRO), a sala passou por uma interdição ética porque o local não oferecia condições adequadas de trabalho para o profissional.
A porta do consultório está sempre fechada e os moradores sentem falta do atendimento. “Infelizmente, quem pode, quem tem condições, está procurando clínicas particulares. Só Deus sabe como estão passando”, explica o presidente da Associação de Moradores do bairro, Edvan Rodrigues.
No Santa Luzia, Zona Norte, logo na entrada há um aviso informando que não estão realizando agendamentos. De acordo com moradores do bairro, uma máquina usada para esterilizar os materiais utilizados nos procedimentos, está quebrada desde o início do mês. “Essa é a situação do Santa Luzia e do São Jorge, sem atendimento odontológico há mais de um mês. Dizem que essas máquinas estão na prefeitura, mas só vão ser para as AMEs e os postos de saúde que atendem aqui a população, só sofrendo”, destaca o presidente da associação dos bairros Santa Luzia e São Jorge, Abel Brasil.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que na AME do Bairro Vila Eduardo existem quatro dentistas e não três. A prefeitura disse ainda que o atendimento no local é tranquilo. Na AME do bairro Dom Avelar, a reforma foi feita e o Conselho Regional de Odontologia já realizou a vistoria, mas não aprovou as condições do local e fez novas exigências. No bairro Santa Luzia, a máquina citada na reportagem é a autoclave, essencial para os atendimentos. A prefeitura disse que vai enviar o equipamento ainda nesta terça-feira (28) para a unidade.(fonte: Do G1 Petrolina)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.