Campanha incentiva doação de leite materno ao Biama de Petrolina, PE

Na manhã desta quarta-feira (14), 15 mulheres doaram excedente de leite.
Doação de leite materno ao Biama dobra em apenas um dia.




Banco de Leite (Foto: Guilherme Berti)

O número de mães que procuraram o Banco de Leite Materno (Biama) para realizar doações em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, dobrou em menos de um dia. O motivo foi uma campanha iniciada nas redes sociais por Marcelo Pedro Cruz, na terça-feira (13). O pai de primeira viagem perdeu a esposa, Joana Kelly Antunes, após complicações no parto prematuro da pequena Ana Júlia Antunes, no último domingo (11).

De acordo com a enfermeira gerente do Biama, Yany Cruz, no mês de setembro apenas seis mulheres realizaram regularmente doações de leite materno à instituição. Por sua vez, apenas na manhã desta quarta-feira (14), 15 mães foram até o local doar seu excedente de leite. “Agora há pouco passei informações para um grupo de 22 mulheres que virão de Sobradinho – BA para doar”, afirma.

Ana Júlia
Grato com a solidariedade recebida, Marcelo Cruz conta que aproximadamente 400 pessoas entraram em contato e se prontificaram à doar, entretanto, muitas delas moram em cidades distantes. “Minha campanha é também para alertar à população para a importância desse tipo de doação. Por isso, decidi que a cada quatro litros doados para Ana Júlia, dois serão para o abastecer o estoque do Biama”, promete.

Segundo Marcelo, Ana Júlia ainda está no berçário, sem previsão de alta médica. Ele informa que a filha está bebendo 140 mls de leite por dia, sendo 20 mls a cada 3h. “A medida em que ela ganhar peso, a necessidade vai aumentando e poderá chegar a tomar 400 mls por dia”, expõe.

Biama
A enfermeira gerente do Biama, Yany Cruz, relata que o banco de leite destinado aos recém nascidos do Hospital Dom Malam Imip está com o estoque baixo. “Precisamos de 50 litros por mês para abastecer os recém nascidos do hospital que necessitam, mas, no momento, estamos apenas com 30 litros”, informa.
Os bebês que recebem o leite materno pasteurizado no Hospital Dom Malan são, em maioria, pré-maturos e de baixo peso, por isto não possuem condições fisiológicas para sugar o leite da mãe. Sem amamentar, o fluxo diminui e é necessária a solidariedade de outras mães para que as crianças não precisem ingerir leite artificial.
Yany Cruz lembra que o leite materno é o único alimento que um bebê de até seis meses necessita e ressalta a importância de ser solidário. “É uma ação que demanda tempo. Geralmente, enviamos uma equipe do Biama até a casa da doadora duas vezes por semana, levando todo o material esterilizado para realizar a coleta. Entretanto, como a demanda intensificou com esta campanha, solicitamos que as mães venham até aqui”, convida.

Doação
Para doar leite materno, o primeiro requisito é que a mãe tenha excedente de leite, ou seja, quando o seio ainda fica cheio após a amamentação. Também é preciso apresentar o cartão do pré-natal. A realização de exames só será necessária em caso de alguma pendência nesse documento. Além disso, as mães passam por uma entrevista com perguntas que incluem de hábitos alimentares à ingestão de drogas ou medicamentos.
(fonte: Do G1 Petrolina)


Postar um comentário

0 Comentários