Os gases são formados no corpo durante o processo de digestão dos alimentos. Por isso, as causas e fatores que aumentam sua produção estão intimamente ligadas à alimentação. Muitos alimentos são mais propensos à eliminação de gases, como ervilhas e feijões, mas algumas atitudes também podem favorecem o acúmulo de ar no sistema digestivo.
Hábitos que ajudam formação de gases:
Consumir bebida junto com a refeição
Beber enquanto come não necessariamente vai aumentar a quantidade de gases (com exceção dos refrigerantes ou leite), mas pode favorecer mais deglutição de ar. Além disso, os líquidos retardam o processo digestivo.
Ter hidratação deficiente
Fontes de fibras como frutas, legumes, verduras, arroz, massas e biscoitos integrais são opções saudáveis, mas para quem tem gases, exigem hidratação. Caso contrário, as fibras dificultam a digestão, causando gases.
Ingerir quantidades excessivas
Tanto de açúcares, quanto de produtos fermentados como cerveja e pão, além de outros preparados com glúten e ainda os derivados do leite, que também podem favorecer a produção de gases. Muitos problemas digestivos estão associados à intolerância à lactose, busque examinar com seu médico.
Vestir muitos cintos e roupas apertadas
O uso frequente e prolongado de corpetes, cintos e calças apertadas, como às de cintura alta pode dificultar a respiração e facilitar a entrada de ar inadequada.
Ser fumante regular
O fumo compromete a boa respiração e também propicia excessiva entrada de ar, o que facilita formação de gases.
THINKSTOCK
Beber enquanto come e privilegiar bebidas gaseificadas são hábitos que favorecem os gases
Abusar de bebidas gaseificadas
O consumo de água com gás, refrigerante e cerveja aumenta a quantidade de gás carbônico no estômago, que também pode passar para o intestino, causando todos os tipos de gases.
Conversar enquanto come
O hábito aumenta a quantidade de ar engolido entre as garfadas e propicia o acúmulo de gases. É comum pessoas muito ansiosas também engolirem ar com os alimentos. Não tenha pressa, e mastigue bem sempre.
Consumir muita gordura
Qualquer tipo de gordura em excesso, deixa tudo mais difícil de ser digerido, o que ainda podem levar à azia, além da digestão.
Ingerir alimentos que são vilões
Feijão, lentilha repolho e couve devem ser consumidos em menor quantidade por serem ricos em fibras e aminoácidos com grande poder de fermentação.
Leia também:
Como eliminar gases intestinais
Duas receitas para eliminar os gases intestinais
Gases na gravidez: como reduzir incômodos
Como eliminar gases intestinais
Duas receitas para eliminar os gases intestinais
Gases na gravidez: como reduzir incômodos
(fonte:bolsademulher)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.