Previsão é de chuva para os próximos dias na região.
Até o momento já choveu 138 mm. O esperado para a época era 63 mm.
A chuva que ocorreu neste domingo (17) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, registrou uma precipitação de 29 milímetros. Já no acumulado do mês de janeiro, foi notificado 138 milímetros. Para a época, era previsto apenas 63 mm. Os dados são da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (GMMC), da Agência Pernambucana de Águas (Apac).
Segundo informações da agência, a previsão para esta segunda-feira (18), é de mais chuva para a região. “A previsão é de chuva principalmente na parte da tarde e noite. Na terça-feira (19), também está previsto mais chuva. Isso se deve ao fenômeno meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de ar superior. É um sistema de vento em torno de 12 quilômetros que gira em sentido horário e como suga a umidade. Ela condensa e favorece as nuvens de chuva”, explica a meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes.
Ainda de acordo com a especialista, esse sistema deve atuar nos próximos dois dias. “É um fenômeno típico de verão, que costuma ocorrer com mais frequência nos meses de janeiro e fevereiro. A gente espera que ele volte a ocorrer nas próximas semanas”, disse Zilurdes. A temperatura máxima registrada nos primeiros dias de janeiro foi de 33º e a mínima de 24º.
Os municípios com maior acúmulo de chuvas no Sertão em Janeiro, até o momento, segundo a Apac, foram Cabrobó, com 157 mm, Terra Nova com 145 mm, Afrânio com 126 mm e Salgueiro com 111 mm.
(Taisa Alencar Do G1 Petrolina)
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.