
Santa Cruz estreou na Série A com goleada sobre o Vitória (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Sob o comando de Marcelo Martelotte, o Santa Cruz conseguiu uma imensa façanha: saiu da zona de rebaixamento da Série B de 2015 e terminou na segunda colocação, conquistando o acesso à elite nacional. O ataque foi o melhor da competição, com 63 gols marcados. Mas no início desta temporada, tudo mudou. O setor ofensivo parecia não funcionar mais e diante dos maus resultados, Martelotte saiu. Milton Mendes assumiu. E o ataque hoje - como provam os números - voltou a ser a força motriz do time.
Para se ter uma ideia, nesta temporada, com Marcelo Martelotte, o time disputou 15 partidas. Fez 16 gols e sofreu 15 - uma média de um gol sofrido por jogo. Apenas um de saldo. Com a chegada de Milton Mendes, foram 14 confrontos, com 22 gols marcados e apenas nove sofridos. São 13 de saldo.
- Eu acho que é o estilo de jogo da gente. Todos voltam ajudando na marcação e saímos fortes nos contra-ataques. É o caso de Keno, de Arthur e até Lelê, que vinha jogando. Nosso setor ofensivo está ajudando e a condição física ajuda muito. O trabalho que vem sendo feito no dia a dia é reflexo disso porque Milton exige muito - disse o atacante Grafite.
Algumas peças no setor ofensivo mudaram. João Paulo, que era meia, passou a jogar sempre de segundo volante - ele já tinha atuado pontualmente com Martelotte nesta função. Milton Mendes passou a usar Lelê como meia de armação e usar sua velocidade para explorar os contra-ataques. Arthur ganhou a vaga de titular e passou a formar o ataque com Grafite e Keno. Deu certo: Grafite é o artilheiro do time na temporada com 10 gols e Keno o vice, com oito.
Abaixo, os números do ataque do Santa Cruz neste ano:Com Marcelo Martelotte
15 jogos
16 gols marcados
15 sofridos
Com Milton Mendes
22 gols marcados
9 sofridos
15 jogos
16 gols marcados
15 sofridos
Com Milton Mendes
22 gols marcados
9 sofridos
O Santa Cruz só não marcou gols em três partidas nesta temporada:América 0 x 0 Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)
Santa Cruz 0 x 0 Rio Branco-ES (Copa do Brasil)
Sport 0 x 0 Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)
Santa Cruz 0 x 0 Rio Branco-ES (Copa do Brasil)
Sport 0 x 0 Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)
Daniel Gomes globoesporte / Recife
0 Comentários
Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.