Em PE, Helder Barbalho visita obras da transposição do Rio São Francisco

Helder Barbalho visita obras da transposição do
São Francisco (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, esteve em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. Na sexta-feira (10), ele visitou as obras de transposição do Rio São Francisco e vistoriou o eixo norte. Já que faltam 14% para a conclusão do projeto.
A previsão é de que em dezembro deste ano as obras sejam entregues. E até o primeiro trimestre do ano que vem, as águas do São Francisco devem ocupar toda a extensão dos canais da transposição. “È importante vir olhar a obra, vistoriar, estar nos pontos de alerta para garantir que haja o cumprimento dos prazos”, explica o ministro.
A preocupação do ministro é que em fevereiro deste ano, a estrutura do terceiro aqueduto do eixo norte, entre os reservatórios do Tucutu e de Terra nova, não resistiu à pressão da água e rompeu, o que causou um vazamento.
Para evitar que outros contratempos aconteçam, Helder Barbalho já traçou a estratégia. “Nós estamos fazendo um monitoramento semanal das ações da obra e continuaremos intensificando estas ações para que não haja qualquer possibilidade de interrupção e de desaceleração”, ressalta.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também participou da visita técnica. “Estamos também conversando com o ministro no sentido de acelerar também as obras das adutoras, adutoras que vão fazer efetivamente os investimentos e a água chegar tanto no Sertão quanto no Agreste pernambucano”, revela.
As obras de transposição começaram em 2008, e estão com 86% concluídas. O orçamento inicial era de 4,5 bilhões e depois subiu para 8 bilhões e 200 milhões. Até agora já foram investidos pelo Ministério da Integração Nacional, 7 bilhões e 900 milhões de reais.
G1 Petrolina

Postar um comentário

0 Comentários